Seminário debate meio ambiente e sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém Imprimir
Qui, 11 de Outubro de 2018 09:11

Com foco no debate de temas como meio ambiente, sustentabilidade, economia solidária e resíduos sólidos, será realizado dia 18 de outubro, no horário das 8h às 18h, o II Seminário Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém. O evento irá ocorrer no Instituto de Ciência da Educação (ICED) e está com inscrições abertas até o dia 17 de outubro, gratuitamente. Haverá emissão de certificados.

O Seminário busca desenvolver canais de comunicação entre os diversos órgãos que estão envolvidos na questão dos resíduos sólidos e viabilizar a divulgação de experiências sustentáveis desenvolvidas em Belém. Para isto, contará com a participação de docentes, técnicos-administrativos e discentes da UFPA e da UFRA, representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, de associações cooperativas de catadores de materiais recicláveis, e de escolas de Belém.

Para Vanusa Carla Pereira Santos, coordenadora do evento, debater a importância do meio ambiente e da sustentabilidade nos dias atuais é uma tentativa de resgatar a consciência do homem em relação à natureza e seus limites. “A preocupação com o meio ambiente veio da necessidade de reorganizar os processos produtivos que foram feitos de forma desordenada em relação a questões da natureza e isto levou a diversos problemas ambientais ao planeta, como o buraco na camada de ozônio, os desmatamentos, a poluição dos rios, do ar, comprometendo nossa qualidade de vida”, explica Vanusa Santos.

Programação -O seminário terá início com uma mesa de abertura que será seguida por uma palestra de Myrna Gouveia dos Santos, do Ministério Público Federal, sob o tema “Políticas Públicas sobre Meio Ambiente e Resíduos Sólidos”. Logo após haverá a explanação sobre “Responsabilidade Socioambiental na Região Metropolitana de Belém” e a apresentação das cooperativas da região.

Pela parte da tarde haverá apresentação dos Resultados de Estudos e Pesquisas, por meio de banners e debate com o tema “Resíduos Sólidos e Responsabilidade Social”. “Na atualidade, não temos como ignorar as questões ambientais, e é importante tratar com objetividade estes problemas, procurando soluções simples e locais que levem à sustentabilidade do nosso meio ambiente. É importante conservar o que temos para que no futuro as próximas gerações tenham qualidade de vida. Chegamos em um ponto que precisamos ser responsáveis por nossas atitudes, pois as mesmas afetam diretamente nosso ecossistema e a nossa qualidade de vida”, ressalta Vanusa Santos.

Para o encerramento da programação, o seminário contará com lançamento de “Cartilhas sobre Resíduos Sólidos e os catadores: GEMAS”.

GEMAS - O Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON) da UFPA, foi criado em 2015 como resultado dos projetos de pesquisa e extensão sobre as temáticas do meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento, realizados pela professora Vanusa Carla Pereira Santos, da Faculdade de Ciências Econômicas, do ICSA.

Os projetos visam trazer alternativas de empregos e renda para os catadores da cidade. Por isso, o objetivo geral do GEMAS é discutir as questões relacionadas com o meio ambiente, sustentabilidade, economia solidária e os resíduos sólidos, em Belém e região metropolitana, em busca de alternativas para a geração de emprego e renda para os catadores.

II Seminário Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade
Data: 17 de outubro
Hora: das 8h às 18h
Local: Universidade Federal do Pará
Certificado: 10h de carga horária
Inscrição na página do evento.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação