PPG de Docência em Educação de Ciências e Matemática está com inscrições abertas Imprimir
Qui, 11 de Outubro de 2018 09:13

O Programa de Pós-Graduação de Docência em Educação de Ciências e Matemática (PPGDOC), avaliado com nota 4 (quatro) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realiza inscrições, até o dia 19 de outubro, para seleção de novas turmas. O edital oferta vinte e quatro vagas ​para o curso de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas.

O programa, vinculado ao Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), tem como área de concentração “Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Ciências e Matemática”, e dispõe de duas linhas de pesquisa: “Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática para a Educação Cidadã” e "Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática".

Pretende dar oportunidades para que professores da Educação Básica, em pleno exercício da profissão, possam desenvolver competências profissionais de diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades didáticas e capacidade de trabalhar em equipe em prol da gradativa melhoria do processo de ensino e de aprendizagem de matemática e ciências.

A inscrição no processo seletivo ocorre via internet, por meio de formulário eletrônico disponível na página do programa, até o dia 19 de outubro. A seleção ocorrerá em três fases: prova escrita, arguição oral, e avaliação do currículo. O curso está previsto para se iniciar em março de 2019.

Sobre o PPGDOC - Criado em 2014, o programa possui caráter interdisciplinar e atualmente oferece o curso de Mestrado de Docência de Educação em Ciências e Matemáticas, de natureza profissional. Entre os seus objetivos está a formação de professores pesquisadores, com capacidade analítica, crítica e de transformação de sua prática docente no ensino de Ciências e Matemática, com autonomia para o emprego e desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas pela qualidade.

Outro objetivo do programa é aprofundar conhecimentos e proporcionar discussões sobre contribuições científicas e pedagógicas que propiciem tomadas de decisão na prática profissional docente, de forma a favorecer ou assegurar a aprendizagem na área por estudantes da Educação Básica, assim como formar professores diferenciados para a docência de ciências e matemática na Educação Básica e nos cursos de licenciatura da área de Ensino de Ciências e Matemática, tendo em vista a formação de cidadãos críticos.

Neste sentido, o curso diferencia-se da especialização (pós-graduação lato sensu) em áreas de ensino pelo aprofundamento do conhecimento de metodologias de pesquisa e de aprendizagem, efetivo processo de produção do conhecimento sobre e na ação docente, bem como pela obrigatoriedade de desenvolvimento de um produto de ensino.

Seleção Mestrado Profissional de Docência em Educação de Ciências e Matemática
Período de inscrições: até 19 de outubro
Inscrições na página do programa
Edital completo aqui