Iniciativa do Time Enactus UFPA é destaque em edital do Ministério do Meio Ambiente Imprimir
Seg, 05 de Novembro de 2018 08:26

O projeto Fiero, do Time Enactus UFPA, foi selecionado pelo edital “Boas Práticas no Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos 2018”, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Desde 2016 o projeto trabalha com feirantes do Mercado de São Brás, com cursos e ações em prol da redução do descarte de produtos da feira.

O combate à perda e ao desperdício de alimentos (PDA) é de fundamental importância humanitária em todo o mundo e foi incorporado na Agenda 2030 por meio do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 12, que coloca o desafio global de reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial. “Ter o trabalho reconhecido como uma das cinco melhores iniciativas dentro do território nacional que promovem o combate ao desperdício na categoria ‘produção’ é muito gratificante. Esperamos que o projeto ganhe visibilidade e oportunidades dentro e fora da Amazônia”, comemora Nayara Faro, líder do projeto.

A redução do desperdício de alimentos contribui para a erradicação da fome no mundo, presente no ODS 2, retratada no Mapa da Fome, monitorado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação (FAO).

Sobre o projeto Fiero - Criado em 2016, o projeto promove capacitação profissional aos feirantes do Mercado de São Brás semanalmente e ações em prol da redução do desperdício de alimentos. Além disso, o Fiero visa também a ampliação da renda dos feirantes e o fortalecimento do comércio local. Um dos produtos mais famosos criados no projeto é o melaço de pimenta com laranja, produzido com ingredientes comercializados na feira.

Além do edital do Ministério do Meio Ambiente, o Fiero também é finalista do Edital Cargill 2019. O projeto está alinhado ao ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 8 (Empregos Dignos e Crescimento Econômico) e ODS 12 (Consumo Responsável).

Experiência transformadora - Bruna Aguiar, membro do projeto Fiero, afirma que o convívio no projeto ajuda a entender melhor as necessidades do próximo. “Eu pude aprender com as histórias de vida dos feirantes, lidar com os eles me transforma todos os dias.”

Segundo a estudante, os resultados do projeto são visíveis e continuam a aparecer. “Dá para perceber que eles são gratos por isso e esse reconhecimento nos deixa muito feliz, por saber que conseguimos empoderar uma comunidade. É isso que alimenta nosso projeto e faz com que a gente continue trabalhando para contribuir com eles. A gente vê que, de fato, estamos transformando vidas”, afirma Bruna Aguiar.

Sobre o Time Enactus UFPA - Fundado em 2014, com o apoio da Universitec/UFPA, O Time Enactus UFPA tem como missão desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar social. Leia mais sobre oTime Enactus UFPA no Facebook.

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA, com informações do Ministério do Meio Ambiente