Estudantes de Comunicação desenvolvem aplicativos para mídias digitais móveis Imprimir
Qua, 07 de Novembro de 2018 08:34

Estudantes da Faculdade de Comunicação da UFPA estão desenvolvendo aplicativos que facilitam a comunicação a partir do uso de celulares. Realizados no mês de outubro e início de novembro, os minicursos que discutiram Jornalismo e Publicidade em mídias digitais móveis tinham como objetivo refletir sobre as reconfigurações ocorridas na comunicação a partir da mobilidade. Mas além do exercício reflexivo, os alunos ainda puderam desenvolver na prática produtos jornalísticos e publicitários (em fase de desenvolvimento) voltados para dispositivos móveis.

A programação foi ministrada pela professora Maíra Evangelista de Sousa, pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e pesquisadora na área de Jornalismo e Mobilidade. De acordo com a professora, o surgimento de diversas plataformas digitais móveis provocaram transformações no Jornalismo e na Publicidade, tornando necessária essa discussão na atualidade. “Como tanto o Jornalismo quanto a Publicidade estão se apropriando dessas plataformas para produção e distribuição de conteúdo, eu achei que seria importante oferecer minicursos para os alunos sobre mídias digitais móveis”, comentou Maíra Evangelista

A professora falou sobre as novas dimensões da mobilidade, que surgem por conta das tecnologias digitais. “Tivemos a discussão sobre a produção, circulação, consumo, e até de formatos recentes, como produtos em realidade virtual aumentada e em tecnologias vestíveis”, contou. Além disso, as lições incentivaram os alunos a pensar criticamente sobre esses novos espaços tecnológicos. “A ideia era não só produzir por produzir, mas ter uma base teórica para poder pensar criticamente e refletir sobre tudo isso”, afirmou Maíra Evangelista de Sousa.

A evolução das mídias digitais e suas formas de consumo foram alguns dos assuntos que chamaram a atenção dos alunos que participaram do minicurso. “Mesmo sendo um nativo digital, eu nunca compreendi as mídias digitais na totalidade. Compreender a importância, a magnitude e o impacto que elas têm na vida atual expandiu o meu olhar sobre a área, e me deu mais interesse em estudar o assunto”, comentou Helando Fragoso, estudante de jornalismo que participou do minicurso.

Os alunos de Jornalismo elaboraram como produto final o aplicativo Jornal Móvel, voltado para cobertura política das eleições2018 e para a discussão de temas correlacionados. Os estudantes fizeram a cobertura ao vivo do 2º turno por meio do aplicativo e do perfil do Instagram (@jornalmovel). Para Helando Fragoso, a experiência foi um desafio. “Elaborar um aplicativo e criar matérias específicas para este meio não é tarefa fácil. Trabalhar com as redes sociais foi uma experiência nova que gerou muito conhecimento”, comentou.

Para os estudantes de Publicidade e Propaganda, o minicurso mostrou formas de trabalhar a comunicação de uma marca por meio de mídias digitais móveis. “Como muita informação circula na internet, é necessário diferenciar-se de outras empresas/marcas estudando essas potencialidades. É possível pensar em formas distintas, inovadoras e criativas de se fazer publicidade e marketing por meio das redes sociais”, explicou Adriane Jackson, estudante de Publicidade e Propaganda que participou do minicurso voltado para a Publicidade. Ao final, foi proposto aos alunos a criação de um aplicativo para a Semana do Calouro de Comunicação, com informações da faculdade para os novos estudantes. Os alunos de Publicidade estão em fase de desenvolvimento do aplicativo.

Para baixar o aplicativo Jornal Móvel, acesse: https://app.vc/j_movel

Texto: Maiza Santos - FACOM