História da Matemática é tema de curso promovido por projeto de extensão Imprimir
Qui, 06 de Dezembro de 2018 08:35

Com o tema “Pesquisa em História da Matemática”, será realizado no dia 07 de dezembro, das 08h30 às 18h, o Curso Pesquisa em História da Matemática. O evento irá ocorrer no Auditório do IEMCI na UFPA e contará com a presença do professor Gert Schubring, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o qual lançará seu livro Os Números Negativos: exemplos de obstáculos epistemológicos?. A inscrição será realizada no local e haverá certificado.

O curso, que faz parte do Projeto de Extensão “Ciclo de Palestras Ciência, Cultura, História, Educação”, é direcionado aos professores do Ensino Superior e da Educação Básica, além de estudantes de pós-graduação em Matemática, Educação Matemática e áreas afins. O encontro objetiva possibilitar leituras e discussões sobre o desenvolvimento histórico e conceitual de temas relacionados à ciência, à cultura, à matemática e à educação.

Para os coordenadores do projeto, professores Carlos Aldemir Farias e Iran Abreu Mendes, ambos da UFPA, a importância da realização do referido curso está em proporcionar um espaço para o debate acerca do ensino. “O debate é importante por oferecer subsídios para a formação de professores e pesquisadores na área de História da Matemática e suas implicações no ensino de Matemática na Educação Básica e Superior”, afirmou Iran Abreu Mendes.

Inscrições – Quem desejar participar do evento pode realizar a inscrição no lEMCI com o pagamento de uma taxa de R$ 25,00 reais, que dará direito a um exemplar do livro Os Números Negativos: exemplos de obstáculos epistemológicos?, que será lançado por Gert Schubring, autor e ministrante do curso. Aos participantes também haverá emissão de certificado com carga horária correspondente a 10 horas, além de autógrafos do autor do livro.

Sobre o livro - Escrito por Gert Schubring, Os Números Negativos: exemplos de obstáculos epistemológicos?, da Editora Livraria da Física, publicado em 2018, faz uma análise sobre o desenvolvimento histórico-epistemológico dos números negativos e seu processo de institucionalização e inserção na comunidade científica. O autor focaliza o assunto como um caso revelador para a importância de reflexões histórico-epistemológicas acerca da matemática, com contribuições para a formação conceitual e didática do professor de matemática.

Curso Pesquisa em História da Matemática
Data: 07 de dezembro
Hora: 08h30 às 18h
Local: Auditório do IEMCI-UFPA
Certificação: contabilizará 10h de horas extras.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação