Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA lança cineclube em homenagem aos 50 anos da produção do filme Iracema Uma Transa Amazônica
Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA lança cineclube em homenagem aos 50 anos da produção do filme Iracema Uma Transa Amazônica
O curso de Cinema e Audiovisual da UFPA lança nesta quarta-feira, 18, o Cineclube Iracema, um projeto de extensão que abre espaço para sessões de cinema e ações formativas para a comunidade interna e externa da universidade. O evento de lançamento, será às 15h na Sala de Projeção da Fav – Faculdade de Artes Visuais, com a exibição do filme Iracema, Uma Transa Amazônica, que comemora 50 anos de produção. O nome do cineclube é uma homenagem a esse clássico do cinema nacional, dirigido pelos cineastas Jorge Bodanzky e Orlando Senna, e protagonizado pela paraense Edna de Cássia.
A sessão será seguida de debate com a participação da protagonista do filme, a quem o Curso de Cinema também homenageia com o projeto, numa forma de reconhecer o pioneirismo de Edna no cinema feito na Amazônia. O diretor Bodanzky participará de forma remota. A exibição do filme será da cópia digital em 4k, resultado da restauração da obra filmada em 1974, possibilitando o relançamento do filme este ano em comemoração ao cinquentenário da produção.
O longa-metragem continua mais atual do que nunca, ao retratar e denunciar as mazelas, a agonia e as violências sofridas pelas Amazônias, e assim provoca a reflexão crítica sobre o estado de exploração e espoliação contínua a que a região tem sido submetida desde o início da colonização estrangeira até os dias atuais.
O projeto de extensão Cineclube Iracema: cineclube e ações formativas de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, coordenado pela profa, Dra. Angela Gomes, docente do curso, tem como objetivo principal constituir-se em um espaço de diálogo de saberes, formação e educação a partir do campo e da linguagem do cinema e audiovisual entre a comunidade interna e externa da UFPA.
O Cineclube Iracema irá privilegiar o cinema brasileiro, o cinema produzido por realizadores da região amazônica e da Amazônia paraense, além de filmes produzidos por grupos minorizados, fora dos grandes circuitos de produção comercial. Essa é uma forma de oferecer acesso a esses outros olhares e produções não hegemônicas, que inclusive dialogam mais com a realidade dos discentes do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, dos cursos da FAV e com a realidade da produção amazônica de modo geral. Com isso também será um importante espaço de aproximação com realizadores e profissionais da região, cujos trabalhos e trajetórias podem inspirar e enriquecer a visão dos participantes sobre o universo cinematográfico. É também uma forma de lançar luz aos cinemas feitos nas Amazônias, que refletem as diversas formas do fazer cinema e das realidades às quais esse fazer se debruça.
As ações do projeto serão desenvolvidas quinzenalmente, às quartas-feiras. O projeto é coordenado pela professora Dra. Angela Gomes, docente do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, e terá a execução toda feita por uma equipe de discentes do curso. O projeto nasce da necessidade de criar um espaço que ofereça outras formas de expressão e fruição da criatividade e cultura cinematográfica para além da sala de aula, constituindo-se em instrumento de formação continuada, que articule o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão com ou via cultura cinematográfica de forma mais concreta e imediata para a comunidade interna do Curso de Cinema e Audiovisual. Assim visa o estímulo à formação de repertório aos discentes com o acesso a obras diversas, ampliando suas referências criativas e seu olhar sobre a linguagem cinematográfica, criando um espaço mais completo de aprendizado. Além disso, a proposta é promover um espaço de aprendizado e troca de experiências com a comunidade externa, oferecendo aos participantes possibilidades para desenvolver uma apreciação mais crítica do cinema e sua incidência na sociedade, além de contribuir para a criação de uma cultura mais integrada de uso e ocupação do espaço da universidade pela sociedade em geral. Pela participação será emitido certificado com carga horária de 3h.
Serviço:
Lançamento do Cineclube Iracema: cineclube e ações formativas de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA. Exibição do filme Iracema Uma Transa Amazônica (1974), seguida de debate com a presença de Edna de Cássia, atriz do filme.
Local: FAV-UFPA – Sala de Projeção/1º. andar – Guamá Campus Profissional
Data: 18/12/2024, quarta-feira.
Horário: 15h
Instagram: @cineclube.iracema
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Redes Sociais