Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Extensão
Início do conteúdo da página

Extensão

Publicado: Quarta, 14 Agosto 2019 14:03 | Última Atualização: Quarta, 21 Dezembro 2022 10:52 | Acessos: 5536

O Instituto desenvolve atividades de extensão, de forma integrada com a pesquisa e com ensino, buscando contribuir diretamente para o desenvolvimento artístico-cultural das regiões em que atuar. 

As atividades de extensão são exercidas por professores com ou sem monitoria de alunos dos cursos oferecidos pelo Instituto, bem como em parceria com profissionais de outras instituições  na relação direta  Universidade X Sociedade.

 

TÍTULO DO PROJETO

Projeto para Publicação da obra do escritor e poeta paraense ANTÔNIO JURACI SIQUEIRA

2 – FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Lei no 8666, de 21 de junho de 1993; Lei no 8.958, de 20 de dezembro de 1994; Decreto no 7.423, de 31 de dezembro de 2010, Decreto no 8.240/2014 e Decreto no 8241/2014; Acórdão no 2731/2008 do Tribunal de Contas da União; demais legislações afetas à matéria.

3 – TIPO DE PROJETO

( ) Ensino ( ) Pesquisa ( X) Extensão ( ) Desenvolvimento institucional

4 – OBJETO DO INSTRUMENTO

FORMAL

Apoiar a gestão administrativa e financeira estritamente necessária à execução do projeto indicado no item 1 acima.

5 - PERÍODO DE EXECUÇÃO:

5 – CARACTERIZAÇÃO DO TIPO DE PROJETO (elementos do projeto que justificam o tipo de projeto indicado no item 3) Projeto de Extensão (e, paralelamente, também de Pesquisa) visando atender à Emenda Parlamentar do deputado Edmilson Rodrigues, para publicação das Obras Reunidas do poeta e escritor Antônio Juraci Siqueira.

6 – OBJETIVOS

GERAL:

Executar a emenda parlamentar do deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL- PA), no valor de R$ 100.000 (cem mil reais), destinada à publicação da Obra Completa (até o momento), do escritor paraense Antonio Juraci Siqueira, em 5 volumes, assim distribuídos:

I volume – Poesia;

II volume – Poesia popular – cordel e trova;

III volume – Prosa – contos e crônicas;

IV volume – literatura Infanto-Juvenil; e

V volume – Humor em Verso e Prosa. 

ESPECÍFICOS:

Confeccionar e entregar ‘placa e diploma’ nos quais constará o Título de Patrimônio Cultural Vivo” das Letras Paraenses, conferido pela FALE/ILC/UFPA, como forma de homenagear o escritor.

Realizar o lançamento dos volumes e entregar as publicações às bibliotecas selecionadas, sem custos para os usuários.

7 – JUSTIFICATIVA

O presente projeto visa à publicação os 05 (cinco) volumes, que compõem a Obra Completa (até o momento) de Antonio Juraci Siqueira, que se dá pela grandiosidade e importância que esta obra tem no cenário da Literatura Brasileira da Amazônia. Poucos são os escritores que em vida merecem essa homenagem. A obra de Antônio Juraci Siqueira é ampla e variada, obteve até agora, com rarissimas exceções, edições artesanais, uma vez que o escritor, produz com seu próprio talento e meios os seus livros, muitos deles premiados. Só assim, eles chegam ao público, por preços simbólicos.

Paralelamente, há a proposta de atribuição da comenda simbólica (Diploma e Placa) de PATRIMONIO CULTURAL VIVO DAS LETRAS PARAENSES, para Antonio Juraci Siqueira repercutiu positivamente na imprensa e. O jornal O Liberal publicou em 31/12/2018, extensa reportagem sobre o ‘evento’ assinalando que no final daquele ano (2018), após a obra de Juraci Siqueira ser objeto de uma pesquisa, ele se tornou PATRIMÔNIO CULTURAL VIVO DAS LETRAS PARAENSES da Faculdade de Letras, da Universidade Federaldo Pará (UFPA), pelo conjunto da obra. Em fevereiro de 2020, o Deputado Federal Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) acenou positivamente, por meio da emenda parlamentar, a publicação da Obra Completa (até 2020) deste escritor, fechando um ciclo de homenagem e de reconhecimento público de sua obra. Juraci Siqueira é marajoara de Cajary, município de Afuá. Conhecido nos meios acadêmicos e pela comunidade em geral, dispensa apresentações.

Fim do conteúdo da página