Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Roteiro Geo-Turístico homenageia 110 anos do Cine Olympia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Roteiro Geo-Turístico homenageia 110 anos do Cine Olympia

  • Publicado: Terça, 19 Abril 2022 13:14
  • Última Atualização: Terça, 19 Abril 2022 13:14
imagem sem descrição.

O Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA (Ggeotur) convida o público geral para participar do Roteiro Geo-Turístico da Belle Époque, que percorrerá o centro de Belém em homenagem aos 110 anos do Cinema Olympia. A ação ocorre no dia 21 de abril, às 9h, com concentração em frente ao Cinema Olympia, e tem como objetivo desenvolver a prática do turismo histórico e cultural, além de resgatar a memória socioespacial da cidade de Belém.

A sala de cinema Olympia inaugurou em Belém no ano de 1912, durante a época do cinema mudo, e atravessou vários momentos da história do cinema nacional e internacional, sendo a sala mais antiga do Brasil ainda em funcionamento. Desde abril de 2011, a sala de cinema Olympia foi incluída no roteiro do Ggeotur relacionado à Belle Époque, além de outros espaços históricos como a Praça das Sereias, a Praça da República, o Palacete Bolonha, entre outros.

“Ao longo desses 11 anos, tivemos em torno de 9 mil participantes, 95% sendo moradores da Região Metropolitana de Belém. Pela ação do projeto, é possível conhecer a geografia, a história, a arquitetura e a cultura do espaço, criando sentimento de identidade e pertencimento e cidadania. Existe essa necessidade de se conhecer o patrimônio material, imaterial, voltado à música, à dança e à cultura alimentar; além do patrimônio natural, pela localização na beira da floresta amazônica”, ressalta a coordenadora do projeto, Maria Goretti Tavares.

Para participar, é necessário se inscrever pelo formulário, disponibilizado aqui. A coordenação recomenda a utilização de tênis, boné, protetor solar e roupas leves, pois o roteiro será realizado a pé pelas ruas da cidade.

Projeto de Roteiros Geo-Turísticos - Em atividade desde janeiro de 2011, a ação do Ggeotur visa promover caminhadas a pé, gratuitas, no Centro Histórico de Belém, em que são abordados o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade de Belém, por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura da cidade.

O projeto desenvolve onze roteiros turísticos temáticos diferentes, que exploram a cidade de Belém e envolvem desde a Cidade Velha até a Vila de Mosqueiro. Além de Belém, a ação desenvolveu experiências com professores colaboradores em Cametá, Altamira, Ananindeua, Itupiranga, Vigia e Ponta de Pedras.

O Projeto Roteiro Geo-Turístico foi um dos vencedores do prêmio nacional do IPHAN, 29ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria Projetos de iniciativas de excelência na promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural por envolver campos da preservação abrangendo os setores público e privado e as comunidades.

Serviço:
Roteiro Geo-Turístico da Belle Époque
Dia: 21 de abril
Hora: 9h
Concentração em frente ao Cinema Olympia
Formulário disponível aqui.

 

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Agência Belém

registrado em:
Fim do conteúdo da página