Página inicial > Últimas Notícias > Dança da/na Amazônia: práticas de ensino e poética de (r)existência

Dança da/na Amazônia: práticas de ensino e poética de (r)existência

• Publicado: Quarta, 21 Dezembro 2022 09:55
  • Última Atualização: Quarta, 21 Dezembro 2022 10:13

Dança da/na Amazônia: práticas de ensino e poéticas de (r)existência celebra os 15 anos do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Pará – UFPA e a XV edição do Seminário Internacional de Pesquisa em Dança. Este e-book se constitui a primeira obra de cunho coletivo da recém-criada Faculdade de Dança da UFPA, chamada carinhosamente pela comunidade acadêmica de “FADAN”. A criação da FADAN é resultado do anseio da comunidade acadêmica de crescimento do curso e a possibilidade de implantação da Pós-Graduação Stricto Sensu, foi criada pelo Conselho Universitário da UFPA, através da Resolução nº 808 de 16 de dezembro de 2019, faz parte do Instituto de Ciências da Arte – ICA. Anteriormente o curso de Licenciatura em Dança, criado por meio da Resolução do CONSEPE, n.º 3.616/2007, estava ligado a Escola de Teatro e Dança da UFPA, se estrutura a partir das diretrizes do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, no ano de 2007. Desde que surgiu, o curso passou por duas avaliações do MEC, a primeira em 2014 e a segunda em 2019, obtendo a nota máxima desta instituição nas duas avaliações, nota 5, indicando que o curso de Licenciatura em Dança da UFPA é de qualidade, com professores(as) qualificados(as) na sua maioria com Doutorado e Pós-Doutorado, com um Projeto Pedagógico de Curso que traz um currículo voltado para os estudos e pesquisas da/na Amazônia, sobretudo. Paralelo ao crescimento da FADAN, se estrutura o Seminário Internacional de Pesquisa em Dança da UFPA, a partir de um Projeto de Extensão coordenado pelas docentes Profa. Dra. Giselle Guilhon Antunes Camargo e Profa. Dra. Maria Ana Azevedo de Oliveira, com o objetivo de criar um espaço para exposições orais e debates de trabalhos acadêmicos, apresentações artísticas e performances corporais cujo tema central seja a dança em suas várias formas de expressão (cênica, ritual, folclórica, religiosa, etc.), à luz das mais variadas perspectivas teóricas: filosófica, histórica, antropológica, pedagógica e outras. Em 2022, o curso e o Seminário completam 15 anos, o que significa a ampliação da formação de professores(as) para atuação na Educação Básica na Região Norte do País, tendo ainda se estendido para a formação de professores(as) dos interiores do estado do Pará, por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na área da Arte, linguagem Dança.

Acesse o livro em pdf aqui