Página inicial > Últimas Notícias > VI Escola de Estudos avançados -Pesquisa em Cultura, História e Educação

VI Escola de Estudos avançados -Pesquisa em Cultura, História e Educação

• Publicado: Quinta, 02 Fevereiro 2023 14:39
  • Última Atualização: Quinta, 02 Fevereiro 2023 14:58
imagem sem descrição.

Um novo olhar sobre a pesquisa
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pesquisadores do Canadá, Espanha, Portugal e Brasil se reúnem no período de 13 a 17 de fevereiro, para debater sobre a atualização nos métodos da pesquisa em Ciências, por meio da VI Escola de Estudos avançados -Pesquisa em Cultura, História e Educação. O evento é uma atividade de ensino e extensão promovido, anualmente, pelo Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Esta edição conta com a parceria de várias universidades e institutos de educação internacionais e brasileiros.
Esta sexta edição da Escola amplia a característica de uma escola de estudos avançados, desde a sua primeira edição em janeiro de 2018, uma vez que trata de temas que permeiam os estudos desenvolvidos nas pesquisas acerca das práticas socioculturais e educação, sempre com a meta de aprofundar na direção de novas orientações de pesquisa aos participantes das universidades envolvidas.
Segundo seus organizadores, professores Carlos Aldemir e Iran Mendes, da UFPA, há muito as ciências exatas e naturais, dentre as quais a matemática, deixaram de ser vistas apenas como questões numéricas e quantitativas, por alunos e professores. As ciências, como um todo, passaram a ter um papel para além de conhecimentos endurecidos, em busca de alternativas que ampliem esse saber com a própria sociedade em que o indivíduo esteja inserido. As narrativas orais passam a ter importante papel e o saber popular originado nas tradições adentra um espaço que até então era exclusividade da academia, do espaço denominado pelo saber denominado científico.
O evento será hibrido, com atividades presenciais e on-line. Serão ofertadas várias oficinas para pesquisadores e professores da pós graduação e demais interessados pela temática. As inscrições estão sendo feitas no link: https://forms.gle/v.Miudkkra3ihUiF9
SERVIÇO:
Abertura: 16h.