Página inicial > Últimas Notícias > Relato de Artista Negra com Paula Sampaio

Relato de Artista Negra com Paula Sampaio

• Publicado: Quarta, 14 Junho 2023 11:01
  • Última Atualização: Quarta, 14 Junho 2023 11:02

O Relato de Artista Negra é uma ação do Projeto de Extesão "Valorização do Patrimônio Artístico e Cultural Afro-Amazônico" realizado através da Sala Athur Leandro Táta Kinamboji de Ensino, Arte e Cultura Afro-Amazônica vinculado ao Projeto de Ensino: Laboratório de Ensino e Experimentação e Práticas na Formação Antirracista da Licenciatura e Bacharelado de Artes Visuais: Sala Arthur Leandro Táta Kinamboji como espaço de Valorização do Patrimônio Cultural Afro-Amazônico e Afro Brasileiro contemplado pelo edital Labinfra 2022.

Paula Sampaio - Fotógrafa
Belo Horizonte/MG,  1965. Veio ainda menina para a Amazônia com sua família e em 1982 escolheu viver e trabalhar em Belém (PA).  Durante o curso de Comunicação Social (UFPa), descobriu a fotografia e em seguida foi aluna de Miguel Chikaoka, na Fotoativa(1986). Optou, pelo fotojornalismo. Desde 1990 desenvolve projetos de documentação fotográfica sobre o cotidiano de trabalhadores , em sua maioria migrantes, que vivem nas margens de grandes projetos de exploração e em estradas na Amazônia como as rodovias Belém-Brasília e Transamazônica,  ferrovia da Vale  e lago de Tucuruí. Em seu percurso também recolhe sonhos e histórias de vida das pessoas com as quais se encontra nesses caminhos. Atualmente dedica-se a projetos de salvaguarda de seu arquivo  e a reinterpretação  da parte desse acervo definitivamente  comprometida  pela ação do tempo.

Luzia Gomes
É baiana do Recôncavo, radicada em Belém do Pará, Poeta, Feminista Negra e Professora Adjunta do Curso de Museologia, na Faculdade de Artes Visuais (FAV), do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

serviço:

📅 15 de junho, quinta-feira  |  ⏰ 16h  |  📍 Hall entre o Ateliê e o Prédio Anexo da FAV.
O evento é aberto! É só chegar!
#SalaTátaKinamboji
#GEZA