Página inicial > Últimas Notícias > Fundação Cultural promove mostra audiovisual no Museu da Imagem e do Som

Fundação Cultural promove mostra audiovisual no Museu da Imagem e do Som

• Publicado: Quinta, 26 Outubro 2023 14:52
  • Última Atualização: Quinta, 26 Outubro 2023 15:04

A Fundação Cultural do Pará (FCP) encerra nesta semana o ciclo de mostras audiovisuais do Prêmio Mergulho FCP 2023. A última exibição será realizada no Museu da Imagem e do Som (MIS), no Palacete Faciola, de 25 a 27 de outubro (quarta a sexta-feira), a partir de 18h30. Com entrada franca, a mostra “Debaixo D’Água Flutuamos Entre Musgos” promete levar o público para uma experiência única com obras de artistas locais.

Dividida em três sessões, a exibição reunirá trabalhos com a temática de resistência e sobrevivência na Amazônia paraense. Algumas obras foram convidadas especialmente para participação no evento, enquanto outras compõem o acervo e o Arquivo da Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará (UFPA). A realidade LGBTQIAPN+ na região também será retratada, por meio da criação e encenação de criaturas do imaginário local, discutindo identidade como meio de se relacionar com o espaço.

Foto: Divulgação/ Nay JinknssElemento predominante, a água é o vetor para denunciar a destruição de terras e populações, assim como traz à tona a memória e o afeto pelo que já se foi, mas que ainda se faz presente no imaginário da região, seja no contexto familiar ou na história arquitetônica de Belém.

Um dos curadores do projeto, Danilo Baraúna, afirma que a mostra é resultado de anos de pesquisa realizadas na UFPA sobre o audiovisual experimental produzido no Pará, com ênfase na capital. Ele ressalta os trabalhos produzidos em forma de película nos anos 1970 e a evolução para videoarte, entre 1980 e 1990, culminando na produção audiovisual contemporânea.

“Essa mostra é de fundamental importância para consolidar as obras, muitas não exibidas há mais de uma década, como referências para o audiovisual experimental no Pará e no Brasil, trazendo à tona diferentes gerações de artistas e possibilitando para uma nova geração do circuito de arte local, e público em geral, o contato com esses trabalhos", disse Danilo Baraúna.

“Essas obras criam um diálogo entre produções mais antigas com as mais atuais, e convidam a pensar o território da imagem”, afirma Orlando Maneschy, também curador da mostra. Ele avalia o evento como fundamental em função da curva histórica que norteia a escolha de obras, e pela reflexão suscitada com as gerações reunidas.

No Museu da Imagem e do Som, Allyster Fagundes, Nay Jinknss e Danielle Fonseca vão discutir seus processos criativos, trazendo temas como o sereísmo e a arte drag, o feminismo negro, além de pesquisas sobre a relação entre o audiovisual e a literatura.

Temática- Quem for assistir à mostra vai encontrar trabalhos relacionados a três temas: fluxo, afeto e memória. Melissa Barbery, coordenadora de Artes Visuais e Audiovisual da Casa das Artes, vinculada à FCP, comenta sobre essa experiência: "Essa mostra traz uma seleção de obras que fazem parte de um importante acervo de arte. Quem for assistir, terá contato com um tipo de audiovisual diferente, com trabalhos instigantes que subvertem o uso tradicional da linguagem", comentou.

"Estão todos convidados para mais uma programação, fruto dos resultados do edital Prêmio Mergulho FCP 2023. O evento é gratuito e aberto ao público", convidou Melissa Barbery.

Serviço: Mostra "Debaixo D'água Flutuamos Entre Musgos: mostra de audiovisual experimental no Pará". Período: 25 a 27/10, a partir de 18h30, no Museu da Imagem e do Som, no Palacete Faciola - Avenida Nazaré, nº 138, Bairro Nazaré.