Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto da UFPA lança álbum em comemoração ao centenário de Ruy Barata
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto da UFPA lança álbum em comemoração ao centenário de Ruy Barata

  • Publicado: Quinta, 23 Novembro 2023 09:37
  • Última Atualização: Quinta, 23 Novembro 2023 09:37

Um álbum para comemorar o centenário de nascimento de um dos maiores nomes da cultura paraense. Assim nasceu “A música de Paulo André e Ruy Barata”, trabalho transformado em CD duplo pela gravadora Biscoito Fino, o qual terá lançamento no Pará, na próxima quinta-feira, 23, na Estação Gasômetro.

O disco reúne vozes de 25 intérpretes brasileiros que dão vida às canções de Ruy Barata e seu filho, o também compositor Paulo André. A produção concretiza um projeto que precisou ser interrompido em virtude da pandemia da covid-19.

“Este projeto foi idealizado para comemoração do centenário de nascimento do Rui Barata em 2020, mas, com a pandemia, não pudemos fazer nada. Foi no final de 2021 para início de 2022 que contratamos o José Milton Albuquerque, um dos maiores produtores do Brasil”, explica Tito Barata, diretor-geral do projeto. “José Milton esteve aqui, aí conversamos demoradamente, Paulo André, ele e eu, e ajustamos o perfil do disco. Decidimos que seria uma obra do Paulo André e Ruy Barata”, relembra Tito, que é irmão e filho dos artistas.

Além da produção de José Milton e da direção-geral de Tito Barata, o álbum traz arranjos e regências de Cristóvão Bastos, Jacinto Kahwage, Luiz Pardal e Rildo Hora. Falecido em setembro deste ano, logo após o lançamento da produção nas principais plataformas digitais, Paulo André esteve muito presente em todo o projeto, atuando como consultor na homenagem.

“Ele viu o material finalizado. Ouviu, eu acho, uma centena de vezes, porque era muito detalhista, analisava detalhe por detalhe, e, no final das contas, ele virou pra mim e disse assim: ‘Tito, excelente!’. Ele gostou da síntese, do que se propôs o projeto. O projeto era mostrar uma síntese da música de Paulo André e Ruy Barata e, sim, cumprimos essa missão”, orgulha-se o artista recordando do irmão.

A produção reúne composições de sucesso do pai e do filho, incluindo boleros, merengues, carimbós e MPBs, como Foi AssimPorto CaribeEste rio é minha rua e Mesa de bar. Cada CD apresenta 12 músicas interpretadas por nomes como Fafá de Belém, Dona Onete, Pinduca, Lia Sophia, Mônica Salmaso, Maria Rita, Zeca Baleiro e Zeca Pagodinho.

Realização - O Projeto Ruy Barata: Letra e Música, do qual o álbum faz parte, é uma realização da Universidade Federal do Pará, por meio da Escola de Música (EMUFPA), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPA).  A coordenação acadêmica é do professor Adalbert Carneiro (EMUFPA).

“Trata-se de um projeto muito importante que enaltece dois dos maiores letristas e compositores representantes da música amazônica e que estão presentes no nosso conteúdo de ensino e pesquisa da música”, destaca o professor.

O projeto contou com recursos de emenda parlamentar do deputado Edmilson Rodrigues e tem coordenação financeira da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

“Essa é uma  obra de extrema relevância não só para a cultura popular amazônica, mas para a Música Popular Brasileira no sentido mais próprio que esses termos podem apresentar. É mais uma contribuição da UFPA no intuito de exibir para as novas gerações esse repertório imensamente importante e que deve, a cada tempo, ser potencializado, reinterpretado e reproduzido.  É uma demonstração de como a UFPA, não apenas assume a arte e a cultura como sendo aspectos fundamentais na sua atuação cotidiana, mas principalmente se volta inteiramente para a ampliação de uma integração de relevância social nos diversos domínios da sociedade panamazônica e paraense”, ressalta o pró-reitor de Extensão Nelson de Souza Junior.

Serviço:

Coquetel de lançamento do CD duplo “A música de Paulo André e Ruy Barata”

Onde: Estação Gasômetro, Parque da Residência

Horário: A partir das 19h

Entrada Gratuita 

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Reprodução do CD

registrado em:
Fim do conteúdo da página