Página inicial > Últimas Notícias > I ENCONTRO DE DANÇA MODERNA

I ENCONTRO DE DANÇA MODERNA

• Publicado: Quarta, 26 Outubro 2022 11:22
  • Última Atualização: Quinta, 27 Outubro 2022 11:29

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciência das Artes (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), através dos  projetos de pesquisa de extensão Dança Moderna Americana: Histórias, Produções Artísticas e Análise Coreográfica  e Passos e Impasses das dores que nos movem: Um estudo sobre as aspirações e inspirações dos precursores da Modern Dance, realizará no período de  de 25 a 27 de novembro, no

ComplexoUsina da Paz, O I ENCONTRO DE DANÇA MODERNA, com o tema: Dança Moderna Americana: Raízes e Ramificações, coordenado pelas professoras Eleonora Leal e Gabby Albuquerque.

A ETDUFPA, atua na formação de artistas das artes cênicas desde 1962, sendo a dança linguagem artística constituinte desta jornada desde seus primeiros passos, seus diversos gêneros e pensamentos, foram se estabelecendo em cursos livres, que amadureceram no Curso Técnico em Dança com suas habilitações: Intérprete- Criador e Dança Clássica; e na Licenciatura em Dança, que hoje já se coloca como Unidade de Ensino.

O Encontro foi pensado pela  necessidade da construção de um evento de maior porte,  para reunir comunidade acadêmica e artística em geral para pensar, debater, refletir e compreender as teorias e técnicas da dança moderna.

A programação do evento pautado no projeto de pesquisa e extensão terá oficinas, palestras, comunicações, painéis temáticos, e performances artísticas que gerarão debates frutíferos com os participantes.
Comunicação:

A inscrição deverá ser realizada até o dia 12 de novembro através do formulário de inscrição ( https://forms.gle/ShpWR6HQfa4z15Q1A ) a ser encontrado na Bio do Instragram @projetodancamoderna e   já deverá conter o título do resumo expandido, assim como nome de autores, co autores, orientadores e co orientadores. O texto do resumo expandido deve ser enviado para o email

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até dia 14 de novembro. A comissão avaliadora enviará possíveis correções e ajustes do texto até dia 19 de novembro. Os inscritos deverão enviar as versões finais já totalmente corrigidas até dia 23 de novembro, juntamente com o termo em anexo devidamente preenchido e assinado.

Cada autor deverá enviar sua comunicação em vídeo para o e-mail :Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  até dia 19 de novembro.  O vídeo deve ser gravado na horizontal, com formato/extensão de MP4 e com a qualidade de no mínimo 360p.
Enviar uma foto de perfil na horizontal para utilização no vídeo.
GÊNERO: Dança Moderna – Coreografias compostas a partir da linguagem de movimentos criada pelos precursores americanos
Isadora Duncan, Lester Horton, José Limon, Merce Cunningahm, Martha Graham, entre outros. Mais informações na inscrição.

Deverão constar o máximo de 3 (três) autores: Discentes, graduados, pós-graduando ou egresso. Podendo constar o nome de orientador e coorientador. Deverão conter no mínimo 800 e no máximo 1.500 palavras. O conteúdo do resumo deverá ser coerente com a temática do
encontro, tratando de forma direta ou como transversalidade o gênero da dança moderna.
Os textos devem ser redigidos de maneira objetiva, mantendo linguagem adequada ao estudo, bem como ressaltar a terminologia científica condizente, tendo os elementos: Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusão e Referências (segundo às normas da ABNT).
As comunicações serão transmitidas dia 27 de novembro, de forma remota a partir das 9h, ao vivo, no canal de youtube da ETDUFPA
(https://www.youtube.com/c/EscoladeTeatroeDan%C3%A7adaUFPA )

Palestras:

1. Raízes da Dança Moderna: Isadora Duncan
    Via Google Meet
    Ministrada Pela Professora Fátima Suarez – Bahia
    2. A Dança Moderna em Belém do Pará: Um Rizoma
    Presencial Ministrada Pela Professora-doutora Maria Auxiliadora Monteiro – UEPA
    Inscrições:https://forms.gle/G9Z1gUwmdHh84kvR7

Oficinas:
1. A Técnica de Martha Graham
Ministrada pela Professora-doutora Auxiliadora Monteiro
2. Técnica de Isadora Duncan
Via Google Meet
3. A Técnica de Lester Horton
Ministrada pela Prof. Ms. Auxiliadora Monteiro
4. Improvisação e Dança Moderna
Ministrada pela Professora-doutora Eleonora Leal
Inscrições: https://forms.gle/G9Z1gUwmdHh84kvR7

Comunicações:
Deverão constar o máximo de 3 (três) autores: Discentes, graduados, pós-graduando ou egresso. Podendo constar o nome de orientador e coorientador;
Deverão conter no mínimo 800 e no máximo 1.500 palavras;
O conteúdo do resumo deverá ser coerente com a temática do encontro, tratando de forma direta ou como transversalidade o gênero da dança moderna.

Os textos devem ser redigidos de maneira objetiva, mantendo linguagem adequada ao estudo, bem como ressaltar a terminologia científica condizente, tendo os elementos: Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusão e Referências (segundo às normas da ABNT).

As comunicações serão transmitidas dia 27 de novembro, de forma remota a partir das 9h, ao vivo, no canal de youtube da Escola de Teatro e Dança da UFPA: (https://www.youtube.com/c/EscoladeTeatroeDan%C3%A7adaUFPA ).
GÊNERO: Dança Moderna – Coreografias compostas a partir da linguagem de movimentos criada pelos precursores americanos Isadora Duncan, Lester Horton, José Limon, Merce Cunningahm, Martha Graham, entre outros.

Cada grupo ou bailarino independente poderá inscrever até três (3) coreografias que  podem ser distribuídas nas categorias e Subcategorias acima da forma que for mais conveniente para o grupo. O Formulário de inscrição deverá ser enviado até dia 23 de novembro, pelo (https://forms.gle/NNnGaAv6ZuezcNCN6 ).

DIA

Dra. Eleonora Leal)

16h30 – Mostra de Dança

Formulários de inscrição disponíveis no Instagram @Projetodancamoderna