Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > I SEMANA PERAU: MEMÓRIA, HISTÓRIA E ARTES CÊNICAS NA AMAZÔNIA
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

I SEMANA PERAU: MEMÓRIA, HISTÓRIA E ARTES CÊNICAS NA AMAZÔNIA

  • Publicado: Terça, 27 Agosto 2019 10:43
  • Última Atualização: Terça, 03 Setembro 2019 08:57

 

O Grupo PERAU - Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia, ligado a Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) da Universidade Federal do Pará (UFPA),realizará no período de 28 a 31 de agosto/19, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), a I SEMANA PERAU: MEMÓRIA, HISTÓRIA E ARTES CÊNICAS NA AMAZÔNIA, coordenado pelo professor-doutor Denis Bezerra.

O Grupo PERAU: Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia, é cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa ( PROPESP/UFPA) e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e, desenvolve, atualmente, ações de estudo, pesquisa e extensão vinculadas as suas duas linhas pesquisa, História e Historiografia do Teatro na Amazônia e Memórias e Performatividades.

Em sua composição atual, o grupo reúne professores, alunos da graduação e pós-graduação, mestrandos e doutorandos, artistas-pesquisadores da cidade, tendo como objetivo predominante buscar desenvolver práticas e reflexões relacionadas à pesquisa acadêmica sobre a produção cênica na Amazônia, por meio da produção historiográfica. A memória e a história surgem não apenas como caminhos epistêmicos, mas 'peraus' como essas zonas profundas no leito de um rio ou à beira-mar ao estabelecerem diálogos para a produção artística, valorizando, dessa forma, os diversos saberes que compõem a sociedade.

A I Semana PERAU: Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia, ação do projeto de extensão Memórias Cênicas: formação, reflexão e práticas performativas/PROEX (2018-2019), cuja a programação abaixo, visa evidenciar e socializar com a comunidade acadêmica e artística, não apenas ligada à universidade, mas aos distintos públicos interessados no trabalho, temas e questões que tem nutrido suas vivências grupais, num evento de trocas e compartilhamentos de teorias, metodologias, pensamentos, técnicas, fazeres e saberes que referendam a produção memorial e historiográfica plural nas diferentes linguagens artísticas na Amazônia paraense.

Programação :

Dia 28/08

Ato cênico - "Deixe de prosa", com Marcelo Farias

Horário: 16 às 16:30 horas.

Palestra de abertura: "Reflexões sobre práticas de pesquisa em memória, história e artes cênicas na Amazônia"- com o Professor-doutor Denis Bezerra, coordenador do Grupo PERAU.

Horário: 16:30 - 17:30 horas.

Experimento cênico - "Do olho da ameixeira", com Cleandro Silva.

Horário: 17:30 às 18 horas.

Roda de conversa.

Horário: 18 às 19 horas.

Dia 29/08

Papo na roda - "Memória da dança paraense" – Projeto da ETDUFPA com as professoras Mayrla Andrade e Waldete Brito.

Horário: 09 às 11:30 horas.

Comunicações de pesquisas : História e historiografia

Horário: 15:00 às 18:30

Papo na roda: "Memória e Cultura Amazônica" - Peixe-frito (UNAMA) - Professor-doutor Paulo Nunes; CUMA (UEPA) - Professora- doutora Josebel Akel Fares; "NUPEIA" (UFPA)- Professora-doutora Simei Andrade ; "Incorpore (Corpo político: uma bagagem de memórias coletivas ancestrais amazônidas"; (UEPA/PERAU); GRIOT UEPA- Professora-doutora Renilda Bastos; Mediador: Professor-mestre Fred Carvalho.

Horário: 18:30 às 20 horas.

Apresentação artística- GRIOT (Grupo de Pesquisa-UEPA) .

Horário: 20 às 21 horas.

Dia 30/08

Oficina- "Metodologias da pesquisa histórica", com professor- doutor Denis Bezerra e o Professor-mestre Gilberto Martins.

Horário: 09 - 12 horas.

"Comunicações de pesquisas Memória e performatividades".

Horário: 15 às - 18:30 horas.

Papo na roda:

Peraus da memória: Wagner Magno- (Projeto Brincar de Boi/ Icoaraci); Edinéa Smith 'Neya das Maracas'. (A mulher na vivência do Carimbó) Nossos Passos vêm de longe: resistência da mulher negra ( Ingrid Gomes e Tertuliana Lopes) Grupo De Rap Quarto Poder Bellafonte (Gabriel Oliver, Alan Rodrigues e Abel Oliveira); Representante da Sala Arthur Leandro, Tata Kinamboji Laboratório de Arte, Educação.

Horário: 18:30 às 20:30 horas.

Performances - Projeto "1900 - O ranger da liberdade"- Zecas Coletivo de Teatro.

Horário: 20:30 às 21 horas.

Dia 31/08

Oficina 'Literatura entre oralidades, corpos e cenas: performances de memórias amazônicas', com Apolo de Caratateua, Samily Maria e Rosilene Cordeiro.

Horário: 15 às 18:30 horas.

Cine PERAU: "Cineclube Pico de Jaca/ Filme #Feitiço In Progress" por Mateus Moura- (pesquisador, realizador de cinema, diretor da produtora independente Maria Preta e criador do canal MATOU O CINEMA E FOI A FAMÍLIA). "O audiovisual como resgate da memória periférica: 'Quilombo da Caçandoca, uma raíz viva' e 'Tambores afro uruguaios'", por Rafael Ferreira (Produtor e Criador da TV Caiçara- PR.

Horário: 18:30 às 20:30 horas.

Ato cênico de encerramento – 'Ouça, meu filho', por Rosilene Cordeiro (Contemplado com o 3º Prêmio PROEX/ UFPA de Arte e Cultura 2013).

Horário: 20:30 às 21:30 horas

Para acessar a programação completa, assim como fazer inscrição, acesse https://www.even3.com.br/semanaperau/

O evento será totalmente aberto ao público.

Mais informações pelos fones: (91) 98269-9457 Denis Bezerra, (91) 8195-4808- Rosilene Cordeiro; (98) 981455802- Gilberto Martins.

O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, no Bairro Umarizal, em Belém/PA.

DIVULGAÇÃO:

Ana Maria Castro

Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página