Projeto de Pesquisa Memória da Dança.
O panorama histórico das Artes Cênicas do Estado do Pará é marcado massivamente com o advento da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, por volta dos anos 60. A Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará – ETDUFPA, vem cumprindo o seu papel institucional no percurso de décadas de funcionamento e tem demonstrado excelentes resultados nas áreas científicas, educacionais, artísticas e tecnológicas, dos seus feitos aqui elencados vão desde a implantação dos Cursos Técnicos de Dança, Teatro, Cenografia e Figurino, criação dos Cursos de graduação: Licenciatura em Dança, em Teatro e Tecnológico em Produção Cênica e ações extensionistas como o Auto do Círio e o Grupo Coreográfico, entre outros.
Segundo o professor e pesquisador Carlos Dergan, a trajetória da dança na UFPA foi construída por meio de um processo constante de pesquisa, experimentação e dedicação coletiva. Diversos profissionais contribuíram para o sucesso dessa trajetória, a exemplo: a professora Eni Correa, que criou o Grupo Coreográfico da UFPA, levando aos palcos da cidade de Belém do Pará cenas de coreografias de dança modernas. No entanto, é necessário não desviar a atenção sobre a importância de se pesquisar e registrar a memória da dança cênica enquanto arte e a sua dimensão social e histórica.
Para o pesquisador Carlos Dergan, a proposta de criação do projeto de pesquisa é fruto da necessidade de se criar um acervo histórico de imagens da dança cênica produzida na Amazônia Paraense, resgatar a memória dos artistas da dança - professores, bailarinos, coreógrafos - e difundir o conhecimento por meio de seminários e publicação de livros e artigos. O projeto também oferece aulas gratuitas trabalhando o conceito de balé político na Amazônia Paraense, que é a democratização dos corpos por meio do balé clássico, pautando uma educação antirracista, direitos humanos e respeito à comunidade LGBTQIPNA+.
É fundamental destacar a importância desse projeto de pesquisa no contexto acadêmico da dança na UFPA. A memória da dança é um elemento fundamental para entendermos a evolução e a importância dessa arte ao longo do tempo. Através do registro e da preservação da memória da dança na instituição, será possível não apenas resgatar a história e as contribuições de diversos profissionais, mas também valorizar a cultura e a identidade artística da região amazônica.
Além disso, o projeto contribui para a formação e o enriquecimento cultural dos alunos e da comunidade em geral, a realização de seminários, publicações e aulas gratuitas proporcionará um espaço de troca de conhecimentos e experiências, incentivando o debate e a reflexão sobre temas importantes como a inclusão, a diversidade e a representatividade na dança.
Em suma, a importância do projeto de pesquisa "Memória da Dança na UFPA" no nível doutoral não se limita apenas à preservação do patrimônio histórico e cultural da dança na região, mas também à promoção da arte, da educação e da inclusão social. Por meio desse trabalho, a universidade reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e o desenvolvimento humano, contribuindo para o enriquecimento da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo.
Redes Sociais