Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exposições Culturais da SBPC refletem sobre identidades paraenses no campus da UFPA
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Exposições Culturais da SBPC refletem sobre identidades paraenses no campus da UFPA

  • Publicado: Terça, 09 Julho 2024 09:37
  • Última Atualização: Terça, 09 Julho 2024 09:38

Com o propósito de apresentar uma diversidade de narrativas que unem a arte, a cultura e a natureza, a equipe da 76ª edição da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência preparou uma série de exposições para exaltar as identidades culturais paraenses, que estará disponível de 8 a 13 de julho, a partir das 9h, no Campus Guamá da UFPA, em Belém. Ao todo, sete mostras fazem parte da programação da Tenda da SBPC Cultural, que tem como objetivo afirmar a conexão entre a ciência, a tecnologia e os mais variados conhecimentos culturais, para possibilitar, assim, um espaço transformador da sociedade com o meio ambiente.

Na entrada do espaço cultural, a Exposição “Museu Auto do Círio”, do curador Tarik Coelho Alves, oferece uma amostra de objetos e materiais audiovisuais que acompanham a história do Espetáculo-Cortejo Auto do Círio, um evento que é realizado por artistas e devotos paraenses durante o mês de outubro. Logo à sua frente, também está a Mostra “Tecidas Ações em Güera”, sob a responsabilidade da professora Cláudia Leão, que apresenta a ideia sobre “o hábito e a disposição para praticar novos atos no sentido dos anteriores”, fundamentada por Arthur Leandro Kinamboji.

Outra exposição de pintura coletiva presente na SBPC é a “Raio que o Trava”, curada pela pintora e arte-educadora Rafael Matheus Moreira, inspirada no nome da arquitetura “Raio que o Parta”, presente nas fachadas características das residências de Belém do Pará. Já a Mostra “Ver o Ofício” contempla uma série de telas da artista Isis Molinari, produzidas com base em uma visão poética da labuta diária e intensa de cada um dos personagens retratados nas obras. 

E, para completar, com a curadoria da professora Elaide Martins, a Mostra “Nós Cartográficos” apresenta gravuras expostas que são fruto de um processo coletivo de criação no ateliê pelo Projeto Mordente. “As exposições estão muito legais. Assim superestruturadas, bem montadas, com bastante informações para a gente saber todas as coisas. Mas eu sou muito fã da gravura, então isso foi o que chamou um pouco mais a minha atenção, e está tudo ótimo. Tudo muito legal, bem-feito, muito bonito”, realçou a pedagoga e professora aposentada Lisete Gouvêa.

 
 

TEXTO: Victoria Rodrigues – Comissão Local de Comunicação da 76ª da Reunião Anual da SBPC

FOTOS: Victoria Rodrigues

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página