40 anos da Regulamentação da Profissão de Museólogo(a)
O ICA, Instituto de Ciências da Arte da UFPA, parabeniza professores, técnico administrativo, egressos e discentes do Curso de Museologia pelo Diploma de Mérito Museológico: 40 anos da Regulamentação da Profissão de Museólogo(a), durante o evento "40 anos da Regulamentação da Profissão de Museólogo(a): conquistas, desafios e perspectivas", realizado pelo Conselho Regional de Museologia - 1ª Região (COREM 1R), representado pelo Museólogo, Presidente, Saulo Moreno em parceria com a Delegacia Regional do COREM 1R no Pará, representada pela Profa. Dra. Jessica Tarine, e com o apoio do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, ocorrido no dia 07 de dezembro de 2024.
A regulamentação da profissão de museólogo foi essencial para garantir a preservação, gestão e valorização do patrimônio cultural e natural. Nestes 40 anos, ela assegura a qualificação técnica e ética dos profissionais, promovendo práticas responsáveis e alinhadas aos padrões nacionais e internacionais, além de fortalecer o reconhecimento da Museologia como área estratégica para a memória e identidade da sociedade. Receber o diploma de mérito museológico é reconhecer nas atividades profissionais daquela pessoa um valor inestimável para o campo.
Na categoria individual foram homenageadas as Prof.ªs Luzia Gomes, Idanise Hamoy e Rosangela Britto. Na categoria institucional, foi homenageada a Coleção Amazoniana de Arte da UFPA, coordenada pelo Prof. Orlando Maneschy.
Na categoria institucional, também foi homenageado o Fórum de Museus de Base Comunitária e Práticas Socioculturais da Amazônia e o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso.
Os demais homenageados na Categoria Individual foram os museólogos Antônio Carlos Lobo Soares, Maria das Graças Alves Santana (que foram vinculados ao Museu Goeldi). Também teve homenagem in memoriam a Helena Quadros (Goeldi e Ponto de Memória Terra Firme). O presidente de honra da solenidade foi o Museólogo Euler Santos Arruda.
O evento contou ainda com uma Mesa sobre “Cenários, contextos e desafios do exercício da Museologia no Pará” mediada pela Profª Dra. Jéssica Traine, composta por duas egressas do curso de museologia, Christiane Santos (Profa. Substituta do curso de museologia) e Sandra Rosa (Museu do Marajó/SECULT-PA), somando a elas estava Silvia Pantoja (Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA). Esta mesa mostrou alguns casos de sucesso da profissão aqui no Pará.
Saulo Moreno; Idanise Hamoy e Bianca Vicente (esquerda para à direita)
Fonte: Idanise Hamoy
Silvia Pantoja e Luzia Gomes (esquerda para à direita)
Fonte: Idanise Hamoy
Saulo Moreno, Bernado Baia (egresso do Curso de Museologia e atualmente pesquisador colaborar da Coleção Amazoniana), Antônio Magno (Tec. Administrativo da Coleção), Jonathan Oliveira, Erison Pinheiro e Célio Duarte (Egressos do Curso de Museologia), (esquerda para à direita)
Fonte: Idanise Hamoy
Christiane Godinho, Sandra Rosa e Silvia Pantoja (esquerda para à direita)
Fonte: Idanise Hamoy
Saulo Moreno, Stephanie Lobato e Christiane Godinho (esquerda para à direita)
Fonte: Idanise Hamoy
Redes Sociais