Sustentabilidade em figurinos cênicos será destaque de desfile na UFPA
O Teatro Universitário Cláudio Barradas vai receber, neste sábado, 1º, o desfile “Figurino e Sustentabilidade”, que reúne produções de figurinos cênicos produzidos por discentes do Curso Técnico em Figurino Cênico da Escola de Teatro e Dança da UFPA, a ETDUFPA. O evento reunirá os resultados das propostas dos estudantes que, com sua criatividade, vão vestir personagens a partir dos conceitos de reciclagem, reutilização, reaproveitamento e Upcycling. A apresentação terá início às 20h, com entrada gratuita.
O desfile foi proposto pela professora Ézia Neves, professora da ETDUFPA e coordenadora do projeto, que teve a demanda solicitada por discentes que queriam fazer um desfile de figurino. Assim, ela propôs um trabalho com a temática da sustentabilidade, “pensando no uso de materiais descartados e na reutilização de materiais”.
Os figurinos foram sendo pensados e confeccionados há aproximadamente um mês e, para o desfile, dez discentes vão expor as suas criações. Parte das(os) alunas(os) trabalhou com materiais não têxteis, como garrafas pet, sacolas e embalagens plásticas. Para a professora, “o público deve esperar criatividade no uso diferenciado de materiais comuns e que já não tinham valor e seriam descartados”.
Trazendo novas ideias, os discentes contribuem com a redução do desperdício, reinserindo materiais que seriam descartados no ciclo de consumo pela composição de um novo produto. No total, 30 figurinos foram preparados para o desfile, que será dividido por criador(a). A apresentação será de Thallita Borges, discente do Curso Técnico em Figurino Cênico.
“Estamos ansiosos para ver o resultado, pois nunca fizemos algo com essa temática antes. Como eles estão desenvolvendo em suas casas, ainda não vimos os figurinos uns dos outros, mas acreditamos que o resultado vai ser bem legal. Teremos também algumas performances, pois teremos o corpo do personagem em cena no desfile”, comenta a professora, na expectativa para o desfile.
Carla Beltrão, artista plástica e aluna da Escola de Teatro e Dança, será uma das criadoras a apresentar as suas peças na programação. O desfile dela contará com seis figurinos de personagens clássicos e contemporâneos das artes cênicas, buscando passar para o público uma mensagem sobre a lei da responsabilidade com resíduos sólidos dentro da pesquisa artística e de seus desdobramentos. Carla vai mostrar, ainda, o processo de pesquisa utilizando PI-Pv, as sacolas de plástico de uso doméstico, na criação conjunta de figurino cênico.
“Que essa proposta possa fazer um chamamento sobre a necessidade de visitar intelectualmente, através das artes, ideias com matéria que dê sustentabilidade ao planeta”, deseja a artista.
Serviço:
Desfile “Figurino e Sustentabilidade
Data: 1º de fevereiro de 2025 (sábado)
Hora: 20h
Local: Teatro Cláudio Barradas, Escola Teatro e Dança da UFPA, Travessa Dom
Romualdo de Seixas, 820 – Umarizal
Redes Sociais