Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Animação amazônica "A Cobra Grande – Ilha de Fazendinha" é premiada no IV Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Animação amazônica "A Cobra Grande – Ilha de Fazendinha" é premiada no IV Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus

  • Publicado: Terça, 04 Fevereiro 2025 14:29
  • Última Atualização: Terça, 04 Fevereiro 2025 14:44

Belém, 03 de Janeiro de 2025 – O curta-metragem "A Cobra Grande – Ilha de Fazendinha", uma animação stop-motion produzida com bonecos de miriti, foi premiado em duas categorias no IV Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus. O filme conquistou os prêmios de Melhor Animação da Região Amazônica e Melhor Animação Handsplay da Região Amazônica. Os vencedores foram anunciados no dia 31 de janeiro, marcando o encerramento da edição de 2025 do festival, realizado entre 14 e 26 de janeiro, com exibições presenciais e virtuais.

Dirigido por Victor Catete, o curta foi produzido em 2023 como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Produção Multimídia, sob a orientação do Prof. Dr. Walter Chile Rodrigues Lima. A animação se baseia no folclore amazônico e narra a história de uma donzela que, em noites de lua cheia, se transforma em uma cobra gigante. Em uma dessas noites, a criatura surge diante de um pescador, levando-o a uma inesperada jornada de descobertas e sentimentos.

O filme se destaca pelo uso do miriti, material típico da Amazônia, conferindo uma identidade única à animação. Além de valorizar uma técnica artesanal, o curta reforça a importância da oralidade e das tradições visuais da cultura amazônica, traduzindo-as para o universo do cinema de animação.

O Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus tem como objetivo fortalecer o cinema negro na Amazônia. Nesta edição, o festival abriu pela primeira vez uma categoria para animações. Além das exibições, o festival promoveu sessões e oficinas em diversos pontos de Belém e nas ilhas de Icoaraci, Ilha de Cotijuba, Ilha do Maracujá, Ilha de Mosqueiro e Ilha de Caratateua.

 

 

 

 

 

Contato para a imprensa:

Victor Catete

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(91) 98585-4191

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Hoje 159 Mensal 342

Kubik-Rubik Joomla! Extensions