Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Chamada de artigos para o dossiê temático "Ver a educação: conjunturas, desafios e direções transformativas"
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Chamada de artigos para o dossiê temático "Ver a educação: conjunturas, desafios e direções transformativas"

  • Publicado: Quinta, 05 Junho 2025 15:18
  • Última Atualização: Quinta, 05 Junho 2025 15:19
O que significa o chamado “ver a educação” no tempo presente? Primeiramente, convida a retirar da invisibilidade sujeitos e experiências de cuidado com a vida que geralmente permanecem à margem e são considerados descartáveis pelo sistema capitalista, enquanto alheios a uma lógica puramente competitiva, utilitária e lucrativa. Implica também valorizar as formas plurais e os espaços diversos em que se manifesta o fenômeno educativo, que muitas vezes vai além das instituições e dos atores sociais mais imediatamente reconhecíveis. Finalmente, comporta assumir um olhar crítico e posicionado, orientado a desmascarar os interesses opostos, as tensões e as contradições que tornam a educação um instrumento de reprodução e acirramento das relações de poder ou, pelo contrário, uma alavanca a serviço da emancipação das pessoas e da mudança social.
Nesse quadro, o primeiro dossiê temático da Revista Ver a Educação visa abrir um debate sobre a complexidade atual do campo educativo, os desafios que o atravessam bem como suas possibilidades de contribuir com a justiça social. Serão bem-vindos artigos, oriundos de pesquisas teóricas ou empíricas, que considerem cenários nacionais e internacionais, mas também que analisem situações locais específicas discutindo suas dinâmicas e potencialidades de transformação social. Os artigos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês e devem ter no mínimo 40 mil e no máximo 60 mil caracteres com espaços, incluindo figuras, tabelas, gráficos e referências. Serão descartados os artigos que não respeitem integralmente as diretrizes para autores e o template da Revista.
Revista receberá as propostas de artigos para o dossiê a partir da data de divulgação desta chamada até o dia 31 de agosto de 2025. Os artigos aprovados serão publicados em fluxo contínuo, sendo o dossiê fechado em dezembro de 2025.
Chamada para dossiês
Revista Ver a Educação convida a submeter propostas para dossiês temáticos. Nossa intenção é fomentar debates relevantes e ampliar as discussões na área da educação, valorizando diferentes perspectivas e abordagens.
As propostas de dossiês devem ter no mínimo 1800 e no máximo 3000 caracteres com espaços e devem incluir obrigatoriamente título, justificativa e objetivos. Além disso, devem ser acompanhadas por: 
Nome do proponente: em propostas coletivas, deve ser designado um proponente líder, responsável pela coordenação e comunicação com a Equipe Editorial; sugerimos incluir pessoas de diferentes instituições/regiões/países.
Vínculo Institucional: os proponentes devem estar vinculados a instituições de ensino, pesquisa, movimentos sociais ou comprovar experiência relevante na área da educação.
Currículo Atualizado: preferencialmente CV Lattes.
Dados de Contato: e-mail institucional e telefone atualizados. 
As propostas devem ser encaminhadas em formato PDF para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A Equipe Editorial as avaliará com base na relevância e na aderência ao Foco e Escopo da Revista. Em caso de aprovação, será definido o período de publicação do dossiê. 
É importante frisar que os proponentes serão responsáveis pela coordenação do processo de avaliação dos artigos do dossiê, em diálogo com a Equipe Editorial.
 
 
MODELO PARA DOWNLOAD.
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página

Hoje 15 Mensal 1377

Kubik-Rubik Joomla! Extensions