Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFPA celebra 50 anos de formação em Artes Visuais com exposição retrospectiva
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFPA celebra 50 anos de formação em Artes Visuais com exposição retrospectiva

  • Publicado: Terça, 09 Dezembro 2025 13:44
  • Última Atualização: Terça, 09 Dezembro 2025 13:44

 

O ensino das Artes na Amazônia completa, este ano, cinco décadas de trajetória. Para celebrar esse marco histórico, a Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (FAV/UFPA) promoverá a Exposição “1975-2025: em curso”, que destaca o pioneirismo da Instituição e a relevância da área para o ensino, a pesquisa e a extensão na região. A abertura ocorrerá no dia 5 de dezembro, às 19h, na Galeria Ruy Meira, com entrada gratuita.

A iniciativa integra o Projeto “50 anos de ensino/aprendizagem: das artes plásticas às artes visuais”, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com o Colegiado dos Cursos de Artes Visuais da FAV. A proposta reúne acervos públicos e privados para revisitar a memória do curso desde sua criação, quando ainda era denominado Educação Artística – Artes Plásticas, até sua consolidação atual nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais.

Em comemoração a esse marco histórico, ao longo dos próximos dois anos, o projeto prevê três edições da exposição. A primeira etapa, que se incia hoje, apresenta trabalhos realizados nas décadas de 1970 e 1980, antecedendo uma segunda fase voltada às produções artísticas desenvolvidas a partir dos anos 1990.

“A intenção é fazer um levantamento a partir de uma série de acervos e coleções públicas e particulares reunidas nos últimos 50 anos, considerando obras de artistas, professores e arte-educadores fundamentais para a história não apenas local, mas também nacional e, em alguns casos, internacional”, explica o professor Afonso Medeiros, um dos curadores desta edição.

O docente ressalta, ainda, que a exposição reafirma o papel da arte contemporânea na formação acadêmica e na atuação da UFPA ao longo de meio século. “Uma das coisas que destacamos é que o trabalho dos professores da geração de 70 a 80 são obras que caminham pelo exercício da arte contemporânea, seja em termos de figurativo, abstracionismo ou um meio-termo entre essas duas tendências, mas também têm toda uma ênfase na visualidade amazônica”, completa.

Curadoria – A seleção das obras é assinada pelos professores Afonso Medeiros, Ana Del Tabor Magalhães, Elaine Arruda e John Fletcher. A mostra reunirá trabalhos de Dina Oliveira, Edison Farias, Emmanuel Nassar, Luciano Oliveira, Maria Luiza Távora, Neder Charone, Roberto de La Rocque, Ronaldo Moraes Rêgo e Zélia Amador de Deus. De acordo com a organização, diversas obras não eram expostas há muitos anos, o que reforça o caráter histórico da iniciativa.

“O processo de curadoria se deu de forma colaborativa entre os curadores e a equipe envolvida no projeto, com uma abordagem horizontal sobre os nossos pontos de vista acerca do recorte proposto”, explica Elaine Arruda, docente da UFPA e curadora da exposição.

Segundo a professora, a exposição comemorativa é um gesto de celebração aos docentes e artistas que foram pioneiros no ensino da Arte, e revisitar essas imagens permite refletir sobre as questões poéticas e pedagógicas que permearam a primeira década do curso. Desta forma, o público visitante encontrará obras bidimensionais e tridimensionais, como desenhos, pinturas, gravuras, fotografias e figurinos.

Serviço:

Abertura da Exposição “1975-2025: em curso”

Data: 5 de dezembro de 2025, às 19h

Local: Galeria Ruy Meira – Fundação Cultural do Pará (FCP)

Evento gratuito

 
 

TEXTO: Luan Cardoso – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Hoje 90 Mensal 5277

Kubik-Rubik Joomla! Extensions