Setembro terá duas edições da Feira da Agricultura Familiar
O mês de setembro contará com mais duas edições da Feira da Agricultura Familiar da UFPA: nos dias 03 e 20, das 8h às 13h. O objetivo da realização é promover a comercialização de produtos agroecológicos e aproximar o produtor familiar dos consumidores. Toda a programação será realizada no Espaço Vadião, no Campus Básico da Universidade.
A ação é uma oportunidade de pequenos produtores familiares mostrarem a importância do desenvolvimento da agricultura familiar não apenas economicamente, mas também para o meio ambiente. “É uma maneira de mostrar para as pessoas que a nossa forma de produção é simples, mas é respeitosa. A gente produz com responsabilidade, sem desmatar, sem envenenar, sem queimar”, afirma Rosana Mota, produtora que irá participar pela primeira vez da Feira da Agricultura Familiar da UFPA.
Durante a feira serão comercializados frango caipira, peixes, camarão, verduras, hortaliças, tucupi e frutas regionais, queijos, mel, polpas de frutas regionais e plantas ornamentais. Toda a produção eproveniente de pequenos agricultores da ilha do Mosqueiro e dos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Bragança, Irituia, Santa Izabel e Salinópolis.
Para muitos desses produtores, a UFPA está abrindo as portas para que os produtos artesanais sejam reconhecidos pela melhor qualidade que oferecem. “A universidade está fazendo uma ponte para nós, que saímos lá da nossa pequena produção e viemos nos relacionar aqui, com a sociedade da cidade. Essa é uma abertura necessária e importante”, garante Rosana Mota.
A feira é organizada pelo Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e dos Institutos de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), de Letras e Comunicação (ILC), de Ciências da Saúde (ICS) e de Tecnologia (ITEC).
Serviço:
Feira da Agricultura Familiar da UFPA
Data: O3 e 20 de Setembro
Hora: das 8h às 13h
Local: Espaço Vadião, Campus Básico
Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Proex
Redes Sociais