Alunos de Graduação e Pós-graduação em Direito da UFPA vencem concurso da OEA e Unesco
Uma equipe de alunos dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Direito da UFPA conquistou o primeiro lugar no Concurso de Audiências Temáticas da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). O evento realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ocorreu no último dia 6 de setembro, em Buenos Aires. O objetivo do concurso é promover o conhecimento em democracia, direitos humanos, segurança e desenvolvimento na área do Direito.
Sob a orientação da professora Cristina Terezo e do aluno de mestrado, Igor Boaventura, os alunos da UFPA, Ana Carolina Cazetta, Maria Eduarda Fonseca, Helil Bahia e Sofia Negrão, superaram outras 23 equipes da várias universidades latino-americanas na defesa de tese de direitos humanos durante um julgamento simulado. O tema deste ano foi "Violência e Discriminação dos Direitos LGBTI".
Por meio de um edital, com ampla convocatória, para diferentes áreas e cursos das Ciências Sociais Aplicadas, em universidades do mundo inteiro, o concurso realizou uma seleção internacional por projeto, na qual foram selecionados a participar 24 cursos de Direito de vários países, sendo somente dois cursos de Direito do Brasil (UFPA e Universidade do Estado do Amazonas), dentre o total de 41 Instituições inscritas.
Segundo Cristina Terezo, o assunto abordado é de suma importância para as Américas e para o trabalho da própria Corte Interamericana de Direitos Humanos e sua atuação diante das ameaças contra os direitos humanos. "É uma alegria enorme levar esse prêmio para a nossa universidade", comemora.
A professora e os alunos que integram a equipe atuam na Clínica de Direitos Humanos da Amazônia, da Faculdade de Direito da UFPA. A clínica desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão em direitos humanos e meio ambiente.
Detalhes do concurso - Durante a disputa foram selecionados três países para que os estudantes fizessem um diagnóstico da situação dos direitos LGBTI: México, Guatemala e Paraguai. Para cada equipe foi destinada uma tarefa: de representar os Estados ou a sociedade civil dos países, sendo que os alunos da UFPA receberam a tarefa de representar os países.
Desde junho, a equipe formada pelo Curso de Direito e Pós-Graduação da UFPA se preparou para o concurso, estudando casos, elaborando um processo de pesquisa e documentos e participando de rodadas orais e apresentações de argumentos.
Na disputa da apresentação, os comissionados (juiz simulado) avaliaram as defesas, apresentando comentários, observações e perguntas sobre a apresentação dos alunos. Após a rodada final, os cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Direito da UFPA venceram o concurso trazendo uma alegria imensa a toda comunidade acadêmica e sociedade.
Saiba mais na página do concurso.
Texto: Enize Vidigal - Assessoria ICJ/UFPA
Fotos: Divulgação
Redes Sociais