Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aluno da UFPA irá representar o Brasil em competição mundial de ideias inovadoras
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aluno da UFPA irá representar o Brasil em competição mundial de ideias inovadoras

  • Publicado: Terça, 08 Outubro 2019 08:26
  • Última Atualização: Terça, 08 Outubro 2019 08:26

 

Micael Rubens Cardoso da Silva, estudante do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará, alcançou o 1º lugar na competição Falling Walls LAB (FWL) – Fortaleza, Ceará. O discente apresentou a proposta de usar um resíduo do caulim da Amazônia para o desenvolvimento de um cimento de menor impacto ambiental. Micael Silva será um dos dois representantes brasileiros da etapa mundial que acontecerá nos dias 08 e 09 de novembro em Berlim, Alemanha.

Falling Walls Lab é um Fórum Internacional que ocorre todos os anos. As etapas classificatórias, no Brasil, ocorreram em Fortaleza e Belo Horizonte. Os participantes tiveram a oportunidade de demonstrar, em apresentações do tipo pitch, por 3 minutos cada, seus trabalhos de pesquisa, modelo de negócios e iniciativas aos colegas e a um júri composto por especialistas da academia, empresas e pelo público em geral.

A ideia foi apresentar um projeto com alternativas sustentáveis. “Minha proposta se insere na discussão sobre as crescentes emissões de CO2 no mundo e na questão dos impactos ambientais e sociais que são causados pela mineração na Amazônia. Deste modo, é uma estratégia para reduzir os impactos do aquecimento global e da indústria de mineração, e poupar recursos naturais, pois utiliza o lodo de caulim que é depositado no meio ambiente”, afirma Micael Rubens Silva, estudante premiado.

Micael Falling WallsMicael Silva realizará um curso de cinco dias sobre empreendedorismo, na Alemanha, e receberá um prêmio EURAXESS para visitar qualquer Instituto de pesquisa da Europa.

Sobre a Pesquisa - A ideia tem como objetivo desenvolver e caracterizar cimentos ternários com baixo teor de clínquer (LC³), a partir do emprego do lodo de caulim, um resíduo do processo de beneficiamento do caulim que é depositado em bacias de sedimentação e traz riscos ambientais para a, Amazônia.

O projeto foi um desafio proposto pela professora Ana Paula Kirchheim da Universidade do Rio grande do Sul (UFRGS) durante o período em que o aluno esteve em graduação sanduíche na universidade pelo programa ANDIFES/Santander e pelo Estágio de Verão, o qual obteve como prêmio de destaque de Iniciação Científica, concedido pela Pró-reitora de Pesquisa (PROPESP) da UFPA.

Falling Walls Lab (FWL) - A etapa brasileira do concurso classifica ideias inovadoras da área científica ou econômica, para a etapa final em Berlim, Alemanha. São inscritas no concurso pesquisas, projetos, planos de negócios, iniciativas sociais ou empreendedoras de alto impacto de jovens estudantes, mestrandos ou doutorandos, profissionais, cientistas ou empreendedores até 35 anos de idade.

FWL exige dos candidatos a capacidade de comunicar seu projeto ou sua ideia, de forma convincente, em apenas três minutos. Um júri formado por pesquisadores e executivos elege as ideias mais criativas e relevantes para representar o Brasil em Berlim na final global do Falling Walls Lab.

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Arquivo pessoal

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Hoje 90 Mensal 3929

Kubik-Rubik Joomla! Extensions