II Seminário Nacional de Serviço Social e a Pesquisa Social na Amazônia realiza conferência de abertura
O II Seminário Nacional de Serviço Social e a Pesquisa Social na Amazônia. ocorrerá entre os dias 23 e 25 de outubro, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A conferência de abertura terá como convidado internacional o Prof. Dr. Lucio Oliver Costilla, da Universidade Autônoma do México (UNAM), que falará sobre o tema “Estados autoritários latino-americanos e impactos na proteção social e na pesquisa científica”, juntamente com a professora Adriana Mathis (UFPA). A programação inicia-se às 18h, no auditório do Instituto de ciências Jurídicas (ICJ). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
O evento, que tem como tema geral “Desafios postos em tempos de acirramento das desigualdades sociais e expropriação da natureza no contexto ultraneoliberal”, visa contribuir para a ampliação do debate sobre a relevância da pesquisa social nos processos de resistência e a luta por direitos sociais sob as perspectivas nacional e amazônica.
“O debate e a socialização da produção de conhecimentos em Serviço Social, tanto em nível nacional quanto regional, é da maior importância na medida em que possibilita o conhecimento da realidade social vivenciada pelos diversos segmentos sociais. Trata-se, então, de aprofundar o conhecimento e o debate sobre a conjuntura política e econômica que provoca o acirramento das desigualdades sociais e a expropriação da natureza na Amazônia, desafiando o trabalho profissional do assistente social na luta coletiva para a garantia de direitos”, explica a professora Vera Lúcia Gomes, organizadora do Seminário
Pesquisa em Serviço Social – Segundo a professora, o incentivo à pesquisa na área do Serviço Social é importante ao entender a profissão como uma especialização na divisão social e técnica do trabalho, cuja intervenção profissional qualificada exige o conhecimento da realidade, assim como, para avaliar, planejar e operacionalizar políticas sociais públicas.
“Além disso, a pesquisa social se constitui indispensável para as quatro dimensões do Serviço Social: formação, intervenção, produção de conhecimento e organização política da categoria profissional, vinculadas, organicamente, no que se denomina Projeto Ético Político Profissional”.
Como forma de incentivar ainda mais a produção de pesquisas na área, o Seminário oferece diversas opções de eixos temáticos como opções para apresentação durante o evento: Trabalho, Questão Social e Serviço Social; Política Social e Serviço Social; Serviço Social, Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional; Movimentos Sociais e Serviço Social; Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social; Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Geração, Sexualidades; Ética, Direitos Humanos e Serviço Social e Serviço Social, Geração e Classes Sociais.
Programação – O evento contará ainda com diversas mesas, conferências, momentos culturais e sessões de comunicações orais, divididas entre os auditórios do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Instituto de Tecnologia (ITEC) e Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Entre eles, a conferência de abertura no dia 23 de outubro, com a presença do professor Lúcio Fernando Costilla, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).
Serviço:
II Seminário Nacional de Serviço Social e a Pesquisa Social na Amazônia
Data: 23 a 25 de outubro
Local: Campus Belém da UFPA
Inscrições: aqui
Mais informações: site do evento
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais