Espaço Braille proporciona mais acessibilidade aos usuários da Biblioteca Central
A Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará disponibiliza, desde 1996, um espaço onde os usuários podem ler as obras em braille e escutar audiolivros. Atualmente, o acervo do Espaço Braille mantém 145 títulos, entre livros e periódicos escritos em grafia braille. O local fica nas dependências da Biblioteca Central, próximo à Sala da Amazônia e é destinado aos estudantes, com preferência para discentes da UFPA, que possuem alguma deficiência visual como cegueira e baixa visão.
O Espaço Braille possui ainda computadores equipados com os sistemas Dosvox, NVDA (leitores de tela) e SuperNova (software para ampliar até 64 vezes o conteúdo da tela), além de impressora braille, lupas manuais e eletrônicas, dentre outras ferramentas que promovem a acessibilidade aos usuários.
A aluna Siblya Gomes, do curso de História, é frequentadora do Espaço Braille desde 2013, quando entrou na UFPA. Ela lembra que, sem o local, teria dificuldades no acesso ao material de estudo, visto que, lá, até 2015, era o único lugar que fazia adaptação de materiais para os estudantes cegos e com baixa visão, o que mudou quando surgiu o NIS (Núcleo de Inclusão Social), que hoje é a CoAcess (Coordenadoria de Acessibilidade da UFPA).
“Eu contei muito com o Espaço Braille não só para a adaptação de textos, mas também para a normalização dos trabalhos acadêmicos que eu fazia, correção de textos, pesquisas em sites inacessíveis, que é algo comum em nossa realidade”, afirma a discente.
Para acessar o espaço, é necessário fazer cadastro, a fim de conhecimento das demandas, necessidades e dados pessoais do estudante interessado, por meio de uma breve entrevista. Atualmente, 18 alunos da UFPA fazem uso do local com demandas variadas. Na maioria das vezes, as solicitações são de edição de trabalhos acadêmicos em braille e todos estes ficam guardados no acervo digital do Espaço Braille.
“A biblioteca se predispõe a disponibilizar o material bibliográfico para o aluno. Nós, aqui, acessibilizamos o material bibliográfico para o aluno deficiente visual”, conta a bibliotecária Cesarina Raiol, que, junto com bolsistas, faz o acolhimento e auxílio dos frequentadores do espaço. O local, que também é aberto aos pesquisadores da área, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, porém no período de recesso acadêmico irá funcionar somente até 16h.
Serviço:
Espaço Braille da Biblioteca Central
Horário de funcionamento: das 8h às 20h (de segunda a sexta-feira), exceto durante o recesso acadêmico quando funciona até às 16h.
Local: Biblioteca Central da UFPA (Setor Básico do Campus Belém).
É necessário realizar cadastro para fazer uso do espaço.
Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito
Redes Sociais