II ENCONTRO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA
A Escola de teatro Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o apoio do Centro Acadêmico de Dança (CADAN), realizará no período de 11 a 12 de novembro/19, no auditório da ETDUFPA, no horário de 8 às 12 horas, o II ENCONTRO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA, com o tema: “Identidade Docente: desafios e estratégias do ensino da dança na escola pública”, coordenado pela professora-doutora Maria Ana Azevedo de Oliveira, pela pedagoga Esp. Glaise de Nazaré Ramos Bastos Rodrigues e pela professora-mestra Caroline de Cassia Souza Castelo.O curso de Licenciatura em Dança é coordenado pela professora-mestra Daisa Gomes do Rosário
O II ENCONTRO, que se propõe a dialogar com a comunidade acadêmica sobre seus campos de atuação, tem como objetivo compreender o estágio como campo de conhecimento e formação, bem como, uma prática de pesquisa, que ao ser articulada ao cotidiano escolar, enfrenta desafios e gera perspectivas em torno do exercício da prática docente, em especial, na formação de professores de dança.
Com o tema central “Identidade Docente: desafios e estratégias do ensino da dança na escola pública”, o evento traz a voz dos discentes do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Pará, por meio de seus relatos de experiências. Além de palestras, mesas e oficinas, as quais possibilitarão vivências e debates reflexivos, em torno do campo educacional da dança.
O evento aborda o estágio como um movimento contínuo de ensinamento e aprendizagem, em um ambiente onde teoria e prática se fundem ao ponto de não ser possível distinguir uma da outra: aprende-se fazendo e faz-se aprendendo, diante de estratégias que se processam em diferentes situações de ensino da dança e, assim, constituindo a identidade docente em dança. Esta identidade não ficará estanque, pois a cada inserção nos diferentes contextos de ensino haverá novos aprendizados metamorfoseando os sujeitos envolvidos neste processo, sejam eles discentes ou docentes. Como descreve o psicólogo Ciampa (1987), identidade é movimento, é dinamismo, é metamorfose. Neste sentido, compreende-se o estágio como lócus adequado para a constituição da identidade docente, sobretudo para a formação docente da dança.
A Escola de Teatro e Dança fica na travessa Dom Romualdo de Seixas, 820 - Umarizal - Belém/PA.
PROGRAMAÇÃO
DIA: 11/11/2019
CREDENCIAMENTO
Local: Hall de entrada da ETDUFPA
Hora: 8h as 8h e 30min
MESA DE ABERTURA
Local: Auditório da ETDUFPA
Hora: 8h e 30min as 9h
Fala Institucional
PALESTRA – O ESTÁGIO SUPERVISIONADO na formação docente: a identidade profissional do professor de arte EM QUESTÃO
Sinopse: Apresenta reflexões sobre o Estágio Supervisionado na formação docente enfatizando os desafios e propostas para a construção da identidade profissional do professor de Arte.
Palestrante: Dra. Ana Del Tabor
Local: Auditório da ETDUFPA
Hora: 9h às 10h30min
INTERVALO – 10h30min às 10h45mim
MESA 1 – RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: ESTÁGIO DOCENTE I E II
Sinopse: Os discentes do Curso de Licenciatura em Dança compartilharão suas experiências em seus campos de estágio, especificamente nos estágios docentes I e II, cujo objetivo esteve pautado na aplicabilidade dos recursos metodológicos e didáticos a partir da relação social, política e cultural da escola com a produção do conhecimento artístico no Ensino Infantil e Fundamental.
Coordenação: Ma. Caroline de Cassia Sousa Castelo
Discentes: Maria Victória Aben Athar, Fernanda Carvalho, Jamille Guimarães Souza, Willame da Silva Costa, Anicee do Carmo e Silva e Ully Jéssica Oliveira Brito.
Local: Auditório da ETDUFPA
Hora: 10h45min às 12h30min
DIA: 12/11/2019
PALESTRA – IDENTIDADE, PODER E SELEÇÃO NO ENSINO DE ARTE (S): ESTAGIÁRIO, QUAL SUA IDENTIDADE? DISCENTE OU DOCENTE?
Sinopse: Refletir acerca das dimensões no estágio da disciplina arte no contexto de uma escola pública e periférica na cidade de Belém e suas provocações no fluxo do estágio em dança. Dança na escola serve pra quê? Serve a quem?
Palestrante: Ma. Ana Rosangela Colares Lavand
Local: Auditório da ETDUFPA
Hora: 8h 30min as 10h
INTERVALO – 10h às 10h20min
MESA 2 – RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: ESTÁGIO DOCENTE III E IV
Sinopse: Os discentes do Curso de Licenciatura em Dança compartilharão suas experiências no campo do estágio, especificamente nos estágios docentes III e IV, discorrendo sobre os desafios e as estratégias em torno da aplicabilidade dos seus planos de aula elaborados a partir da observação do fazer docente nos Cursos Técnicos da ETDUFPA e na educação não-formal.
Coordenação: Ma. Caroline de Cassia Sousa Castelo
Discentes: Socorro Lima, Walleson Amaral, Irlande Reis, Manuella Mendes, Inaê Mota, Luanny de Oliveira, Márcia Bittencourt, Dayloane Viana e Hayla Ferreira.
Local: Auditório da ETDUFPA
Hora: 10h e 20min as 11h
OFICINA 1 – DANÇA E LUDICIDADE NA ESCOLA DE ENSINO FORMAL
Sinopse: A oficina tem o objetivo de vivenciar e criar dança na escola de ensino regular, em uma perspectiva do universo infanto juvenil, em seus diversos ciclos de aprendizado, propiciando possibilidades metodológicas no ensino da dança, mais especificamente na linguagem da dança contemporânea.
Ministrante: Antônio Luís Monteiro da Cunha
Local: Sala 08
Hora: 11h e 15min as 12h e 15min
OFICINA 2 - EXPERIÊNCIAS EXPRESSIVAS COM A DANÇA E A CAPOEIRA NA ESCOLA
Sinopse: A lei 10.639 viabiliza a discussão da manifestação da capoeira nas escolas, porém, a ausência de contato de professores e gestores acaba por negligenciar a lei e, consequentemente, o ensino-aprendizagem com a Capoeira em todas as suas dimensões. Diante disso, esta oficina tem como foco oferecer caminhos de experimentação a partir da pesquisa de doutoramento em Artes sobre a Dançaeira impulsionando diferentes formas de uso expressivo da capoeira na escola.
Ministrante: Ma. Andreza Barroso
Local: Sala 09
Divulgação:
Ana Maria Castro - Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA.
Redes Sociais