Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Gepem lança edital para Especialização em Análise das Teorias de Gênero e Feminismos na América Latina
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Gepem lança edital para Especialização em Análise das Teorias de Gênero e Feminismos na América Latina

  • Publicado: Segunda, 20 Janeiro 2020 08:23
  • Última Atualização: Segunda, 20 Janeiro 2020 08:23

O Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” lançou edital para seleção ao “Curso de Especialização em Análise das Teorias de Gênero e Feminismos na América Latina”. O curso está sendo ofertado  na modalidade presencial e é inteiramente gratuito.  As inscrições estão abertas e o prazo se estende até o dia 6 de fevereiro. As  atividades acadêmicas serão iniciadas  no  mês de março.

A  criação de um  Curso de Especialização, o primeiro de pós graduação latu sensu que o Gepem oferece, é fruto de  discussão das reuniões realizadas na  Agenda Anual do grupo em 2019. 

“O curso foi proposto pela colega Ruth Almeida, da UFRA, apoiada pelas demais  colegas associadas. A ênfase ao feminismo latino-americano foi uma contribuição de outra colega, Adriane Lima, que já estava estudando o assunto. Outras reuniões foram agregando competências e montando o projeto que foi apresentado à Pró-reitoria de Pesquisa (Propesp)”, conta a professora Luzia Miranda Álvares, coordenadora do GEPEM.

O curso de especialização em Análise das Teorias de Gênero e Feminismos na América Latina tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais na área das teorias de gênero e feminismo, contextualizando as teorias críticas feministas na América Latina, e, assim, capacitar professoras/es, alunas/os, pesquisadoras/es e profissionais da área social para a compreensão das relações sociais de gênero e a aplicação destes estudos com técnicas didático-pedagógicas.

Público alvo – São ofertadas 46 vagas, sendo 30 destinadas para ampla concorrência, cinco para demanda de técnicos e docentes da UFPA, três para pessoas indígenas, três para quilombolas, três vagas para pessoas autodeclaradas negras, e duas vagas para pessoas com deficiência. As vagas serão preenchidas por ordem de classificação. 

Poderão se candidatar portadores de diploma de curso superior que atuem nas seguintes áreas: pesquisadores, planejadores públicos, assessores políticos, profissionais das áreas de saúde, assistência social, extensão rural, recursos humanos, gestores empresariais e empreendedores, membros de ONGs, membros de movimentos sociais e graduados que procuram especialização na temática do curso para inserção no mercado de trabalho. 

Inscrições -   As inscrições vão até o dia 6 de fevereiro e devem ser realizadas pessoalmente na secretaria do GEPEM, localizada nos altos do prédio principal do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, setor básico do campus universitário.  Veja a documentação necessária e informações detalhadas sobre a seleção no edital.

Sobre o GEPEM - O  Gepem é um grupo de estudos, de pesquisa e extensão criado em agosto de 1994, no âmbito do  Instituto de Filosofia e Ciências Humanas  (IFCH). O Grupo agrega discentes, docentes, técnico-administrativos não só da UFPA, mas de outras instituições paraenses. 

Ao longo de 25 anos foram criadas agendas anuais para estimular a área de conhecimento sobre a situação das mulheres, quando se fez presente mais enfaticamente nos estudos sobre as teorias de gênero, transversalizando subáreas das Ciências Humanas nas demais, que se evidenciavam, a cada instante, nessa questão maior.

“Durante esse tempo,  não só nesse processo de estudos o Gepem se integrava às matérias acadêmicas, mas participava e tem se presentificado nos movimentos sociais e de mulheres, quando estes procuraram associar-se às nossas atividades e ou levantavam bandeiras de luta contra a discriminação, o preconceito, a violência doméstica e sexual contra as mulheres, além da inclusão de outros grupos que têm nos ajudado a pensar os direitos humanos, como o LGBTI+, a raça, a geração, a classe social, ou seja, o que hoje está sendo tratado conceitualmente como interseccionalidade”, enfatiza a professora Luzia.

Serviço

“Curso de Especialização em Análise das Teorias de Gênero e Feminismos na América Latina”

Inscrições (Presenciais): Secretaria do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero - GEPEM

Contatos: 3201-8215 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Júlia Ramos - Divisão de Comunicação do IFCH
Arte: Divulgação GEPEM

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página

Hoje 6 Mensal 4280

Kubik-Rubik Joomla! Extensions