Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Votação popular para escolha da composição do novo parque ambiental de Belém termina dia 31
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Votação popular para escolha da composição do novo parque ambiental de Belém termina dia 31

  • Publicado: Terça, 28 Janeiro 2020 07:54
  • Última Atualização: Terça, 28 Janeiro 2020 07:54

 

A população do Pará tem até o dia 31 de janeiro para participar da votação popular que definirá alguns dos elementos que farão parte do novo parque ambiental a ser construído na área do antigo Aeroclube. Entre as opções estão anfiteatros, quadras esportivas e trilhas. O voto está sendo coletado no site do Parque da Cidade e no aplicativo Parque da Cidade.

A decisão de construir o parque foi anunciada pelo governo do Estado no ano passado e faz parte das ações da Secretaria de Cultura do Pará (Secult). Nesta etapa, que ainda é inicial, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) terão participação técnica. Em conjunto com a Secult, caberá ao coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da UFPA, professor José Júlio Lima, conduzir a fase inicial de definição do que deverá ter no parque. Para isso, serão realizadas três etapas, sendo duas com a participação popular.

Participação popular - A primeira é a consulta popular, em que qualquer pessoa terá até o dia 31 de janeiro, sexta-feira, para se cadastrar no site ou no aplicativo, escolher até três elementos por eixo (Cultura, Esporte/Lazer e Paisagístico/Ambiental) e votar.

A partir do resultado, será elaborado o Termo de Referência com as especificações técnicas do terreno e o que se quer. O documento servirá de base para a elaboração de propostas arquitetônicas numa segunda etapa do projeto.

Na segunda etapa, um concurso público nacional selecionará duas propostas de estudo preliminar para a elaboração do projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo do Parque. Trata-se de uma modalidade de contratação pública que terá ampla concorrência voltada a profissionais e escritórios de arquitetura.

José Júlio explica que, nessa fase, os participantes deverão seguir o Termo de Referência que identificará não só os elementos escolhidos na votação popular como as exigências técnicas e legais necessárias. Tecnicamente, as propostas terão, por exemplo, que ser adequadas à infraestrutura urbanística pré-existente.

Um júri técnico será composto para escolher as duas melhores propostas que terão os Termos de Referência disponibilizados no site, assim como a figura ilustrativa do parque proposto. O material permitirá que a população participe mais uma vez para a escolha da proposta ganhadora.

A votação popular do melhor projeto constitui a terceira etapa e deverá ser realizada durante a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes 2020, em Belém. O responsável pela proposta vencedora ganhará um prêmio em dinheiro.

Sobre o projeto - O Parque da Cidade será construído na área do antigo Aeroclube de Belém, na avenida Júlio Cézar, bairro do Souza. A extensão vai da avenida Brigadeiro Protásio até a Pedro Álvares Cabral, hoje ocupada por pista de pouso e uma pequena mata, onde ainda existe uma nascente de curso d’agua que começa na travessa Pirajá e segue pelo canal da Visconde de Inhaúma.

Para o professora José Júlio Lima, a área é bastante extensa e tem muito potencial para abrigar vários elementos para atividades culturais, esportivas e de contato com o meio ambiente.

Texto: Fadesp
Fotos: Divulgação

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Hoje 6 Mensal 4280

Kubik-Rubik Joomla! Extensions