UFPA já formou mais de 3 mil pedagogos por meio do Parfor
A Universidade Federal do Pará (UFPA) já formou 3.196 pedagogos no estado por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). Nos 10 anos de realização do programa, a Instituição implantou 118 turmas em municípios do Pará e já concluiu 110.
"Nós chegamos onde os problemas existem. Ainda há muitos professores que não têm a primeira formação, mas é uma vitória cobrir o estado do Pará, pela sua dimensão, pela sua territorialidade", explica a professora Maria Ludetana Araújo, coordenadora do curso de Pedagogia no Parfor da UFPA.
A professora Maria Ludetana destaca que maior parte dos alunos que integram as turmas de Pedagogia pelo interior do Pará são professores do 1º ao 5º ano. "O Parfor vem coroar a função da UFPA de chegar onde estão os professores de Educação Infantil e fazer com que eles se sentissem vivos novamente", diz a coordenadora.
Segundo ela, o Parfor deu continuidade ao processo de interiorização da UFPA adaptando o formato dos cursos ao público alvo. "Não era qualquer pessoa da comunidade, eram professores que precisariam regularizar sua vida profissional, se formar num curso superior para melhor trabalhar suas ações pedagógicas e didáticas", explica.
A evolução dos docentes durante as aulas foi visível, de acordo com a coordenadora. "Alguns professores tinham dificuldade para se expressar, para elaborar um projeto. Criamos oficinas pedagógicas para preencher essas lacunas. Foi uma mudança muito grande, porque melhorou até a forma de participarem, intervirem, falarem", relembra.
Ainda segundo Maria Ludetana, o maior benefício provocado pelo programa é a melhoria da educação dos municípios. "Nossas crianças estão em boas mãos, em mãos de professores que conviveram com outros professores que possuem uma experiência acumulada de ensino, pesquisa e extensão", pontua.
Texto e Fotos: Ascom / Parfor UFPA
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