ETDUFPA APOIA A XII JORNADA DE DANÇA DA BAHIA EM BELÉM
Com o apoio da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), através do projeto de extensão "Passos e impasses das dores que nos movem: um estudo sobre as aspirações e inspirações dos precursores da modern Dance", coordenado pela professora-mestra Gaby Albuquerque, Belém sediará a primeira ação da XII JORNADA DE DANÇA DA BAHIA, entre os dias 11 e 13 de junho, na Aldeia Cabana. O evento é reconhecido nacionalmente como fundamental para o desenvolvimento da educação em dança, em busca de estabelecer conexões inventivas entre artista, professor, aluno e públicos.
Percebendo o valor histórico deste ícone da dança, cuja inspiração tanto no campo artístico quanto no campo da educação é cada vez mais atual, a Escola Contemporânea de Dança na Bahia através da Mantra Cia. De Dança e do Contemporânea Ensemble (grupos residentes) desenvolve há 30 anos uma pesquisa de alto nível nesta área realizando intercâmbios importantes com a Isadora Duncan Dance Foundation de Nova York (desde 1992) e com o Isadora Duncan International Symposium (desde 2015).
Os grupos residentes se apresentaram principalmente em cidades da Bahia e do Brasil e no exterior no Alice Museum (2006), Dance Theather Workshop em Nova York (2010), Summerwarfth Festival em Frankfurt (2014), no Congresso CID internacional em Atenas (2016) e no Isadora Duncan International Symposium (2015/2017/2019) em Chicago, São Francisco e Londres.
Além do espetáculo a jornada traz para Belém a Formação Itinerante de Professores de Dança (Ano 13). A Formação já aconteceu em mais de 30 localidades em todo o Brasil, incluindo o interior da Bahia, Aracajú, Brasília, Campinas, Goiânia, Rio de Janeiro, Uberlândia e realizou 7 (sete) Fóruns de Educadores de Dança dentro da programação da Jornada de Dança da Bahia, envolvendo mais de 1.600 alunos /educadores e criando uma rede de comunicação e troca de saberes.
A formação tem o objetivo de capacitar profissionais e professores para o ensino da dança e fomentar o exercício de uma prática docente reflexiva e criativa. Os encontros têm como tema "A Natureza Criativa do ser". Aulas e discussões baseadas na filosofia e técnica de Isadora Duncan, ministradas por Fatima Suarez e Rachel Neves com a assistência de Luma Santana. O número máximo de vagas por encontro é de 30 participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 03/06 pelo e-mail jornadadedanca@
O projeto de extensão 'passos e impasses das dores que nos movem: um estudo sobre as aspirações e inspirações dos precursores da modern Dance' está apoiando o evento e alimentando seus estudos sobre a precursora Isadora Duncan com a participação de diversos discentes e docentes na jornada.
A Jornada também recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, cedendo o espaço da Aldeia Cabana.
Serviço:
- Programa de aulas técnicas e improvisações baseadas na filosofia de Isadora Duncan – Fatima Suarez e Rachel Neves /Assistente: Luma Santana
- Local: Aldeia Cabana
- Data: De 12 e 13 de Junho (SAB E DOM)/ 9h às 12h ou 15h às 18h
- Espetáculo a arte de Isadora Duncan (SEX) 15 horas.
A Aldeia Cabana fica na Avenida Pedro Miranda, S/N no bairro da Pedreira.
Redes Sociais